Este artigo buscou compreender como o socioemocional impacta na aprendizagem através do funcionamento do cérebro, fazendo uma breve síntese na área cognitiva e emocional. Buscando entender as interfaces e caminhos para uma boa aprendizagem. Diante disto, faz necessário conhecer os sentimentos e saber como lidar em situações adversas, para isso foi elaborado um questionário objetivo de pesquisa para os professores alfabetizares dos anos inicias de algumas Escolas Públicas e Privadas no intuito de entender como eles trabalham as demandas emocionais que surgem no decorrer das aulas ministradas. Para analisar os fatos do ponto de vista empírico e confrontar com os dados da realidade traçamos como delineamentos técnicos: levantamento bibliográfico e aplicação do projeto de intervenção com a turma do 1 ano do ensino fundamental na Instituição Lar de Clara, onde são assistidas crianças em vulnerabilidade social. Embasando com a teoria de Wallon, Vygostky, Algusto Cury e Magda Soares fazendo um breve diálogo nos conceitos, relacionando teoria a prática.