A ABORDAGEM DA FLEXÃO NOMINAL DE GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PNLD 2024
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110627 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2471 "inscrito_id" => 1701 "titulo" => "A ABORDAGEM DA FLEXÃO NOMINAL DE GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PNLD 2024" "resumo" => "A transposição didática é fundamentada por fatores que, a exemplo das teorias linguísticas e de currículo, devem ser passíveis de atenção e reflexão por parte dos educadores, para que, assim, orientem suas práticas pedagógicas. Diante disso, este trabalho tem o objetivo de analisar a abordagem da flexão nominal de gênero em livros didáticos de Língua Portuguesa do PNLD 2024. Metodologicamente, a partir de pesquisa documental e situada no campo da Linguística Aplicada (LA), há o estabelecimento de abordagem qualitativa e finalidade descritivo-explicativa. Para tanto, propõe-se um paralelo entre os pressupostos teóricos contemporâneos da morfologia acerca da flexão nominal de gênero (Gonçalves, 2016; Kehdi, 2004; Laroca, 2005; Mattoso, 1990; Souza-e-Silva e Koch, 2012) e o tratamento pedagógico dado a esse objeto de conhecimento nos livros didáticos de língua portuguesa do 6º ano de coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2024. Nesse sentido, de maneira específica, a presente investigação também se encarrega da identificação das tendências de Análise Linguística (AL) reveladas nesses materiais, com base nas proposições, principalmente, de Bezerra e Reinaldo (2020). Acrescido a isso, considerando que a pesquisa atual está voltada, de início, à abordagem da dimensão teórica, existe a possibilidade de, em oportunidade futura, direcioná-la para a conjuntura avaliativa, incluindo, assim, a análise da flexão nominal de gênero nas atividades propostas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1701_TB2471_27102024214215.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID NAAMÃ MELO DE FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "NAAMÃ MELO" "autor_email" => "david.naama@estudante.ufcg.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110627 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2471 "inscrito_id" => 1701 "titulo" => "A ABORDAGEM DA FLEXÃO NOMINAL DE GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PNLD 2024" "resumo" => "A transposição didática é fundamentada por fatores que, a exemplo das teorias linguísticas e de currículo, devem ser passíveis de atenção e reflexão por parte dos educadores, para que, assim, orientem suas práticas pedagógicas. Diante disso, este trabalho tem o objetivo de analisar a abordagem da flexão nominal de gênero em livros didáticos de Língua Portuguesa do PNLD 2024. Metodologicamente, a partir de pesquisa documental e situada no campo da Linguística Aplicada (LA), há o estabelecimento de abordagem qualitativa e finalidade descritivo-explicativa. Para tanto, propõe-se um paralelo entre os pressupostos teóricos contemporâneos da morfologia acerca da flexão nominal de gênero (Gonçalves, 2016; Kehdi, 2004; Laroca, 2005; Mattoso, 1990; Souza-e-Silva e Koch, 2012) e o tratamento pedagógico dado a esse objeto de conhecimento nos livros didáticos de língua portuguesa do 6º ano de coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2024. Nesse sentido, de maneira específica, a presente investigação também se encarrega da identificação das tendências de Análise Linguística (AL) reveladas nesses materiais, com base nas proposições, principalmente, de Bezerra e Reinaldo (2020). Acrescido a isso, considerando que a pesquisa atual está voltada, de início, à abordagem da dimensão teórica, existe a possibilidade de, em oportunidade futura, direcioná-la para a conjuntura avaliativa, incluindo, assim, a análise da flexão nominal de gênero nas atividades propostas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1701_TB2471_27102024214215.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID NAAMÃ MELO DE FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "NAAMÃ MELO" "autor_email" => "david.naama@estudante.ufcg.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }