O presente artigo busca uma análise crítica acerca da construção e do desenvolvimento de uma descolonização curricular que assente em fundos de conhecimentos culturais e em processos de recontextualização aportados na diversidade brasileira. Para tanto, propôs-se um estudo sobre o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) do Ensino Médio. Ainda em caráter provisório, foi elaborado à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), propondo ser bússola que norteará a construção do currículo escolar na rede de educação básica. Entretanto, é preciso averiguar se tal documento foi dialogado de forma reflexiva e participativa, analisando e renovando as práticas docentes para uma educação emancipatória, no que tange ao letramento e à formação de sujeitos, que além de cidadãos responsáveis e críticos, sejam capazes de abraçar a multiculturalidade. Constitui-se em uma pesquisa de caráter bibliográfico que baseia-se no estudo do DCRC e suas orientações para sistematização prática para a sala de aula. Nos concentramos nos seguintes tópicos da “Parte I” do documento “O Ensino Médio no Brasil: sujeitos, modalidades e princípios” são eles: Organização Curricular; Finalidades do Ensino Médio na contemporaneidade cearense e Princípios Norteadores. Como considerações preliminares, suscita-se uma nova forma de pensar a estrutura educacional no estado do Ceará e, por conseguinte, a proposta de descolonização do currículo. A investigação sinaliza também para as práticas formativas que oportunizam novas reflexões ao coletivo docente, ampliando o movimento para transfigurações da práxis com a diversidade étnico-cultural.