O presente artigo tem por intuito apresentar a inferência (Koch, 1991), os implícitos, e os pressupostos e subentendidos (Ducrot, 1987), a partir da leitura e análise das tirinhas da personagem Mafalda, de Quino. Inicialmente, o motivo norteador deste artigo foi promover nos estudantes de nonos anos o interesse pela análise e interpretação de textos (tirinha, charge, música, filmes e/ou livros) a fim de compreenderem os conceitos sobre as temáticas e como é possível fazer uso delas no trabalho de estabelecimento do sentido nos diferentes contextos em que se encontrarem no decorrer da vida escolar. O trabalho se fez interessante e essencial, tendo em vista que na primeira avaliação em torno desse conteúdo os índices foram baixos. Assim, foi necessário rever a aplicação da temática a fim de sanar essa defasagem. O desenvolvimento das aulas se deu mediante explanação da teoria, em seguida foi trabalhado a análise das tirinhas a fim de perceberem os implícitos presentes, e identificarem os subentendidos. Os alunos compreenderam que a tarefa de análise e interpretação não é complexa, e todos faziam os exercícios e inclusive colaboravam com os colegas que demonstravam dificuldades na aprendizagem. Ao término da intervenção, as professoras de Língua Portuguesa realizaram a avaliação e atingiram o objetivo almejado, obtendo um resultado em 93%. Por meio da pesquisa para conceituar, caracterizar, compreender sobre inferência, implícitos, pressupostos e subentendidos, o presente trabalho possibilitou aos estudantes uma melhor compreensão do conteúdo apresentado, o que possibilitou aos mesmos fazerem a inferência de cada charge, tendo em vista que as dúvidas em torno do conteúdo foram sanadas.