ANÁLISE DA LITERATURA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114809 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8477 "inscrito_id" => 19623 "titulo" => "ANÁLISE DA LITERATURA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS" "resumo" => "A formação continuada de professores, é de fato, um dos indicadores principais de qualidade de um sistema educacional. Nesse processo de formação contínua, temos a formação em serviço centrada na escola como um potencial dentro da perspectiva do cotidiano escolar, do desenvolvimento profissional docente e das necessidades pedagógicas da escola. Percebe-se que, novas concepções formativas têm surgido e estudiosos como Nóvoa (1992), Garcia(1992, 1999), Canário (1994, 1999), Imbernóm (2000), Santos (2010), Placco (2010), Tardif (2014) têm apontado, em especial, a escola como lócus privilegiado à formação e desenvolvimento profissional do professor. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é analisar a literatura sobre os diálogos estabelecidos sobre a formação continuada em serviço, centrada na escola, de professores de ciências da natureza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde será realizado um levantamento bibliográfico de documentos científicos dos anos de 2013 a 2023, de dois eventos importantes para a área de educação e para o ensino de ciências no país. Os dados serão analisados à luz do arcabouço teórico pertinente. Os resultados indicaram que a formação continuada em serviço que ocorre na escola fornece um diferencial na autonomia docente, ela é mais colaborativa e atende mais as necessidades formativas dos professores. Além disso, ela também prioriza a coletividade, o contexto escolar, os saberes docentes e a valorização da reflexão e sistematização das estratégias de ensino, permitindo um posicionamento crítico dos docentes em relação à sua prática docente. Palavras-chave: Formação continuada em serviço de professores, Ciências da natureza, autonomia docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID19623_TB8477_06082024220717.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUDIMAR TEIXEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JUDIMAR TEIXEIR" "autor_email" => "judimartsilva@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114809 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8477 "inscrito_id" => 19623 "titulo" => "ANÁLISE DA LITERATURA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS" "resumo" => "A formação continuada de professores, é de fato, um dos indicadores principais de qualidade de um sistema educacional. Nesse processo de formação contínua, temos a formação em serviço centrada na escola como um potencial dentro da perspectiva do cotidiano escolar, do desenvolvimento profissional docente e das necessidades pedagógicas da escola. Percebe-se que, novas concepções formativas têm surgido e estudiosos como Nóvoa (1992), Garcia(1992, 1999), Canário (1994, 1999), Imbernóm (2000), Santos (2010), Placco (2010), Tardif (2014) têm apontado, em especial, a escola como lócus privilegiado à formação e desenvolvimento profissional do professor. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é analisar a literatura sobre os diálogos estabelecidos sobre a formação continuada em serviço, centrada na escola, de professores de ciências da natureza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde será realizado um levantamento bibliográfico de documentos científicos dos anos de 2013 a 2023, de dois eventos importantes para a área de educação e para o ensino de ciências no país. Os dados serão analisados à luz do arcabouço teórico pertinente. Os resultados indicaram que a formação continuada em serviço que ocorre na escola fornece um diferencial na autonomia docente, ela é mais colaborativa e atende mais as necessidades formativas dos professores. Além disso, ela também prioriza a coletividade, o contexto escolar, os saberes docentes e a valorização da reflexão e sistematização das estratégias de ensino, permitindo um posicionamento crítico dos docentes em relação à sua prática docente. Palavras-chave: Formação continuada em serviço de professores, Ciências da natureza, autonomia docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID19623_TB8477_06082024220717.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUDIMAR TEIXEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JUDIMAR TEIXEIR" "autor_email" => "judimartsilva@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }