PERSPECTIVAS PARA A CULTURA MAKER NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113308 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6332 "inscrito_id" => 14371 "titulo" => "PERSPECTIVAS PARA A CULTURA MAKER NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES" "resumo" => "A educação do século XXI exige cada vez mais a formação de indivíduos criativos, autônomos e preparados para os desafios do mundo em constante transformação. Nesse contexto, a cultura maker, com sua filosofia "faça você mesmo", surge como um movimento promissor para o ensino fundamental, impulsionando a aprendizagem ativa e engajadora. Este resumo apresenta a jornada experimental de uma escola de ensino fundamental do município de Fortaleza/CE, que trilhou um caminho de transformação pedagógica, buscando impactar significativamente os processos de ensino e de aprendizagem, a partir da implantação de um laboratório maker. A história da referida escola com a cultura maker teve início com a participação em uma seleção para a aquisição de um laboratório maker, um espaço equipado com ferramentas, materiais e tecnologias que possibilitam aos alunos colocarem a "mão na massa". Depois de selecionada, iniciaram as formações com os professores, divididos por área do conhecimento, para que eles pudessem conhecer as possibilidades pedagógicas do laboratório, em seguida a auxiliar pedagógica da sala de inovação, onde foi instalado o laboratório, recebeu a formação técnica para o manuseio dos equipamentos. Conscientes da importância da formação para o sucesso da iniciativa, todos a realizaram com grande expectativa, em seguida a escola decidiu investir na elaboração de um plano pedagógico inovador, fundamentado em Bender (2014), Sprandel (2023), dentre outros autores. O plano pedagógico, será elaborado em conjunto por professores e equipe pedagógica, contemplando a integração do laboratório maker à rotina escolar, com ênfase no desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI, como criatividade, resolução de problemas, trabalho em equipe, comunicação e uso de tecnologias digitais. Espera-se que ao final do primeiro ano de desenvolvimento da cultura maker a escola possa obter resultados significativos como: aprendizagem ativa e engajadora, melhoria do desempenho escolar, motivação e fortalecimento da comunidade escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID14371_TB6332_11062024112531.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDERLUCIA RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Vanderlucia" "autor_email" => "vanderlucia.silva@universo.univates.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113308 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6332 "inscrito_id" => 14371 "titulo" => "PERSPECTIVAS PARA A CULTURA MAKER NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES" "resumo" => "A educação do século XXI exige cada vez mais a formação de indivíduos criativos, autônomos e preparados para os desafios do mundo em constante transformação. Nesse contexto, a cultura maker, com sua filosofia "faça você mesmo", surge como um movimento promissor para o ensino fundamental, impulsionando a aprendizagem ativa e engajadora. Este resumo apresenta a jornada experimental de uma escola de ensino fundamental do município de Fortaleza/CE, que trilhou um caminho de transformação pedagógica, buscando impactar significativamente os processos de ensino e de aprendizagem, a partir da implantação de um laboratório maker. A história da referida escola com a cultura maker teve início com a participação em uma seleção para a aquisição de um laboratório maker, um espaço equipado com ferramentas, materiais e tecnologias que possibilitam aos alunos colocarem a "mão na massa". Depois de selecionada, iniciaram as formações com os professores, divididos por área do conhecimento, para que eles pudessem conhecer as possibilidades pedagógicas do laboratório, em seguida a auxiliar pedagógica da sala de inovação, onde foi instalado o laboratório, recebeu a formação técnica para o manuseio dos equipamentos. Conscientes da importância da formação para o sucesso da iniciativa, todos a realizaram com grande expectativa, em seguida a escola decidiu investir na elaboração de um plano pedagógico inovador, fundamentado em Bender (2014), Sprandel (2023), dentre outros autores. O plano pedagógico, será elaborado em conjunto por professores e equipe pedagógica, contemplando a integração do laboratório maker à rotina escolar, com ênfase no desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI, como criatividade, resolução de problemas, trabalho em equipe, comunicação e uso de tecnologias digitais. Espera-se que ao final do primeiro ano de desenvolvimento da cultura maker a escola possa obter resultados significativos como: aprendizagem ativa e engajadora, melhoria do desempenho escolar, motivação e fortalecimento da comunidade escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID14371_TB6332_11062024112531.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDERLUCIA RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Vanderlucia" "autor_email" => "vanderlucia.silva@universo.univates.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }