COMO SER UM PROFESSOR INVESTIGADOR? ALGUMAS REFLEXÕES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112799 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5581 "inscrito_id" => 9249 "titulo" => "COMO SER UM PROFESSOR INVESTIGADOR? ALGUMAS REFLEXÕES" "resumo" => "No contexto educacional contemporâneo, a figura do professor investigador tem se destacado como um agente fundamental na promoção da qualidade do ensino e na construção do conhecimento. Esta abordagem pedagógica propõe que o educador assuma um papel ativo na investigação e reflexão sobre sua prática, buscando constantemente aprimorar suas metodologias e estratégias de ensino. Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo explorar algumas reflexões sobre o papel do professor investigador, com base em ensinamentos de Ludke (2001), Raush (2012) e Fagundes (2016). Foram analisadas as principais ideias e conceitos apresentados por esses autores, destacando suas contribuições para a compreensão dessa abordagem pedagógica. Além disso, buscamos integrar essas reflexões com a nossa própria experiência e percepções sobre o assunto. Destacou-se que o professor investigador é aquele que, além de transmitir conhecimento, também está constantemente engajado na reflexão sobre sua prática pedagógica, compreendendo as necessidades e características individuais de seus alunos e adaptando suas estratégias de ensino para atender a essas demandas. Evidenciou-se ainda a importância da pesquisa como ferramenta para o desenvolvimento profissional do educador bem como a relevância da colaboração e do compartilhamento de experiências entre os professores investigadores. Concluiu-se, dessa forma, que ser professor investigador é uma oportunidade de impactar o conhecimento e a sociedade mediante a busca incessante por novas ideias e soluções." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9249_TB5581_27102024163407.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAÍS MONTEIRO DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "Taís Paiva" "autor_email" => "taispaiva04@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112799 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5581 "inscrito_id" => 9249 "titulo" => "COMO SER UM PROFESSOR INVESTIGADOR? ALGUMAS REFLEXÕES" "resumo" => "No contexto educacional contemporâneo, a figura do professor investigador tem se destacado como um agente fundamental na promoção da qualidade do ensino e na construção do conhecimento. Esta abordagem pedagógica propõe que o educador assuma um papel ativo na investigação e reflexão sobre sua prática, buscando constantemente aprimorar suas metodologias e estratégias de ensino. Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo explorar algumas reflexões sobre o papel do professor investigador, com base em ensinamentos de Ludke (2001), Raush (2012) e Fagundes (2016). Foram analisadas as principais ideias e conceitos apresentados por esses autores, destacando suas contribuições para a compreensão dessa abordagem pedagógica. Além disso, buscamos integrar essas reflexões com a nossa própria experiência e percepções sobre o assunto. Destacou-se que o professor investigador é aquele que, além de transmitir conhecimento, também está constantemente engajado na reflexão sobre sua prática pedagógica, compreendendo as necessidades e características individuais de seus alunos e adaptando suas estratégias de ensino para atender a essas demandas. Evidenciou-se ainda a importância da pesquisa como ferramenta para o desenvolvimento profissional do educador bem como a relevância da colaboração e do compartilhamento de experiências entre os professores investigadores. Concluiu-se, dessa forma, que ser professor investigador é uma oportunidade de impactar o conhecimento e a sociedade mediante a busca incessante por novas ideias e soluções." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9249_TB5581_27102024163407.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAÍS MONTEIRO DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "Taís Paiva" "autor_email" => "taispaiva04@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }