As vivências em pesquisa estão direcionadas a construção acadêmica do conhecimento. Quando nos referimos à formação de professor-pesquisador na educação básica, o fazer de pesquisa é uma atividade distanciada do cotidiano dos docentes. Este trabalho tem como objetivo apresentar as condutas metodológicas utilizadas na execução da disciplina métodos e técnicas de pesquisa em ciências sociais do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão, durante o primeiro semestre de 2024. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, do tipo relato de experiência, utilizando uma escrita etnográfica das ações desenvolvidas. A disciplina foi ofertada para o quarto período, contou com a participação de 11 discentes e foi organizada em três unidades temáticas, as quais culminaram com a elaboração do projeto de pesquisa e apresentação em formato de banca de qualificação. As temáticas escolhidas pelos discentes perpassam pelos seus interesses enquanto futuros professores, partindo desde o entendimento sobre as reformas do ensino médio até contextos metodológicos de ensino da sociologia, temáticas sobre religião e estudos de trajetória também foram identificados durante a disciplina. A primeira unidade temática estava direciona ao processo de construção teórica e de reconhecimento dos fazeres de pesquisa, suas fundamentações e classificações, a segunda unidade se concentrou no processo de identificação do tipo de pesquisa e seus desdobramentos e a terceira unidade um elemento de práxis investigativa que tinha como objetivo direcionar as escritas para o futuro projeto de pesquisa. As atividades avaliativas foram mediadas pela TDICS, através do google forms, que correspondeu a redução das etapas de pesquisas em etapas menores, facilitando o processo de entrega das tarefas e a percepção das partes para que se chegasse ao todo. A proposta metodológica se apresentou positiva quanto ao engajamento e produção do projeto.