Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRIMEIRO CONTATO COM A PESQUISA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DAS METODOLOGIAS POSSÍVEIS NO MUNDO CIENTÍFICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114818
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8488
    "inscrito_id" => 20676
    "titulo" => "PRIMEIRO CONTATO COM A PESQUISA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DAS METODOLOGIAS POSSÍVEIS NO MUNDO CIENTÍFICO"
    "resumo" => "Atualmente é notável grandes transformações na civilização, seja esta de forma social ou cultural, indo de encontro a diversas modernidades que surgiram com o tempo. As tecnologias vieram para ficar e modificar a forma de ver o mundo, tornando mais fácil o acesso à informação, necessitando que haja um reordenamento da sociedade e dos meios educativos, favorecendo o incremento e organização de metodologias que antes não eram aplicadas na educação básica. Com o uso de novos recursos pedagógicos e a constante evolução dos métodos de ensino permitiu-se ao aluno adentrar na Iniciação Científica (IC) antes mesmo do acesso à universidade. Assim, tais atividades permitem a promoção de um aprendizado significativo colocando o aluno como o centro do processo de autonomia que a pesquisa requer. Dessa forma o objetivo do trabalho foi montar uma sequência didática que permitisse os estudantes da 2ª série do Ensino Médio fizessem de forma efetiva uma coleta de dados sobre o conteúdo que estava sendo abordado, utilizando metodologias científicas que seriam posteriormente utilizadas por eles nos seus projetos de pesquisa. A temática escolhida abordava sobre o Tabagismo como instrumento de pesquisa, por se tratar de um assunto presente no cotidiano dos alunos e que permitiria atingirmos o intuito da atividade. Sendo assim, foram utilizados vídeos, história fictícia, discussões, entrevistas com perguntas abertas realizadas fora da sala de aula, questionários com perguntas fechadas e textos norteadores sobre os tipos de pesquisa existentes. Eles puderam vivenciar técnicas de pesquisa antes mesmo de iniciarem a elaboração de seus projetos, o que permitiu que esta sequência didática fosse bem recebida pelos estudantes, que avaliaram positivamente as aulas, garantindo que ela foi um importante mecanismo de escolha das melhores metodologias empregáveis nos seus projetos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20676_TB8488_27102024120417.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDY EMANUELLE CASTRO BRAGA XAVIER"
    "autor_nome_curto" => "SANDY"
    "autor_email" => "sandyemanuellec@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114818
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8488
    "inscrito_id" => 20676
    "titulo" => "PRIMEIRO CONTATO COM A PESQUISA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DAS METODOLOGIAS POSSÍVEIS NO MUNDO CIENTÍFICO"
    "resumo" => "Atualmente é notável grandes transformações na civilização, seja esta de forma social ou cultural, indo de encontro a diversas modernidades que surgiram com o tempo. As tecnologias vieram para ficar e modificar a forma de ver o mundo, tornando mais fácil o acesso à informação, necessitando que haja um reordenamento da sociedade e dos meios educativos, favorecendo o incremento e organização de metodologias que antes não eram aplicadas na educação básica. Com o uso de novos recursos pedagógicos e a constante evolução dos métodos de ensino permitiu-se ao aluno adentrar na Iniciação Científica (IC) antes mesmo do acesso à universidade. Assim, tais atividades permitem a promoção de um aprendizado significativo colocando o aluno como o centro do processo de autonomia que a pesquisa requer. Dessa forma o objetivo do trabalho foi montar uma sequência didática que permitisse os estudantes da 2ª série do Ensino Médio fizessem de forma efetiva uma coleta de dados sobre o conteúdo que estava sendo abordado, utilizando metodologias científicas que seriam posteriormente utilizadas por eles nos seus projetos de pesquisa. A temática escolhida abordava sobre o Tabagismo como instrumento de pesquisa, por se tratar de um assunto presente no cotidiano dos alunos e que permitiria atingirmos o intuito da atividade. Sendo assim, foram utilizados vídeos, história fictícia, discussões, entrevistas com perguntas abertas realizadas fora da sala de aula, questionários com perguntas fechadas e textos norteadores sobre os tipos de pesquisa existentes. Eles puderam vivenciar técnicas de pesquisa antes mesmo de iniciarem a elaboração de seus projetos, o que permitiu que esta sequência didática fosse bem recebida pelos estudantes, que avaliaram positivamente as aulas, garantindo que ela foi um importante mecanismo de escolha das melhores metodologias empregáveis nos seus projetos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20676_TB8488_27102024120417.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDY EMANUELLE CASTRO BRAGA XAVIER"
    "autor_nome_curto" => "SANDY"
    "autor_email" => "sandyemanuellec@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Atualmente é notável grandes transformações na civilização, seja esta de forma social ou cultural, indo de encontro a diversas modernidades que surgiram com o tempo. As tecnologias vieram para ficar e modificar a forma de ver o mundo, tornando mais fácil o acesso à informação, necessitando que haja um reordenamento da sociedade e dos meios educativos, favorecendo o incremento e organização de metodologias que antes não eram aplicadas na educação básica. Com o uso de novos recursos pedagógicos e a constante evolução dos métodos de ensino permitiu-se ao aluno adentrar na Iniciação Científica (IC) antes mesmo do acesso à universidade. Assim, tais atividades permitem a promoção de um aprendizado significativo colocando o aluno como o centro do processo de autonomia que a pesquisa requer. Dessa forma o objetivo do trabalho foi montar uma sequência didática que permitisse os estudantes da 2ª série do Ensino Médio fizessem de forma efetiva uma coleta de dados sobre o conteúdo que estava sendo abordado, utilizando metodologias científicas que seriam posteriormente utilizadas por eles nos seus projetos de pesquisa. A temática escolhida abordava sobre o Tabagismo como instrumento de pesquisa, por se tratar de um assunto presente no cotidiano dos alunos e que permitiria atingirmos o intuito da atividade. Sendo assim, foram utilizados vídeos, história fictícia, discussões, entrevistas com perguntas abertas realizadas fora da sala de aula, questionários com perguntas fechadas e textos norteadores sobre os tipos de pesquisa existentes. Eles puderam vivenciar técnicas de pesquisa antes mesmo de iniciarem a elaboração de seus projetos, o que permitiu que esta sequência didática fosse bem recebida pelos estudantes, que avaliaram positivamente as aulas, garantindo que ela foi um importante mecanismo de escolha das melhores metodologias empregáveis nos seus projetos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.