A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO SEXUAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111082 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3116 "inscrito_id" => 3773 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO SEXUAL" "resumo" => "O presente trabalho faz um recorte da importância de desenvolver uma educação sexual no espaço educacional. Pois, entende-se que a sexualidade está presente na escola de diversas formas, mas ainda é tratada de maneira omissa e/ou sem a devida importância, tornando-se apenas uma pauta do currículo oculto. Desde os tempos mais remotos as comunidades escolares já expressavam o desejo de falar sobre o assunto, mas a escola não se mostra(va) preparada para tal. Partindo do objetivo geral “compreender a importância da escola no diálogo sobre educação sexual com os(as)/dos(as) alunos(as); e de forma mais específica: identificar aspectos da sexualidade dos(as) alunos(as) que tornam a escola um ambiente propício para discussão e orientação sobre a sexualidade; discutir as concepções de sexualidade que circulam na sociedade e seus reflexos na escola; compreender a sexualidade como um dispositivo presente na educação escolar, apresenta-se a justificativa que nos dias atuais percebe-se na escola um ambiente em que a sexualidade é muito presente nos comportamentos, na oralidade e nas formas de repreender os diferentes sujeitos que demonstram qualquer expressão direcionada à temática. Logo, faz-se necessário que profissionais e alunos(as) dialoguem mais sobre o assunto a partir de um viés educativo com segurança no diálogo e sem pudor falando naturalmente sobre a sexualidade. A partir de autores como Foucault (2010), Louro (2018), Nascimento e Cardoso (2018), Nascimento (2023) vimos a sexualidade como um ponto inerente à saúde e à formação humana fazendo parte do convívio familiar a escolar. É uma temática presente e ao mesmo tempo omissa na escola e contribui para tal, os tabus, a falta de segurança e o receio a reação de alguns pais quando a escola busca dialogar sobre sexualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3773_TB3116_02102024213914.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDABERON VIEIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ALDABERON" "autor_email" => "aldaberonvn@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111082 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3116 "inscrito_id" => 3773 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO SEXUAL" "resumo" => "O presente trabalho faz um recorte da importância de desenvolver uma educação sexual no espaço educacional. Pois, entende-se que a sexualidade está presente na escola de diversas formas, mas ainda é tratada de maneira omissa e/ou sem a devida importância, tornando-se apenas uma pauta do currículo oculto. Desde os tempos mais remotos as comunidades escolares já expressavam o desejo de falar sobre o assunto, mas a escola não se mostra(va) preparada para tal. Partindo do objetivo geral “compreender a importância da escola no diálogo sobre educação sexual com os(as)/dos(as) alunos(as); e de forma mais específica: identificar aspectos da sexualidade dos(as) alunos(as) que tornam a escola um ambiente propício para discussão e orientação sobre a sexualidade; discutir as concepções de sexualidade que circulam na sociedade e seus reflexos na escola; compreender a sexualidade como um dispositivo presente na educação escolar, apresenta-se a justificativa que nos dias atuais percebe-se na escola um ambiente em que a sexualidade é muito presente nos comportamentos, na oralidade e nas formas de repreender os diferentes sujeitos que demonstram qualquer expressão direcionada à temática. Logo, faz-se necessário que profissionais e alunos(as) dialoguem mais sobre o assunto a partir de um viés educativo com segurança no diálogo e sem pudor falando naturalmente sobre a sexualidade. A partir de autores como Foucault (2010), Louro (2018), Nascimento e Cardoso (2018), Nascimento (2023) vimos a sexualidade como um ponto inerente à saúde e à formação humana fazendo parte do convívio familiar a escolar. É uma temática presente e ao mesmo tempo omissa na escola e contribui para tal, os tabus, a falta de segurança e o receio a reação de alguns pais quando a escola busca dialogar sobre sexualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3773_TB3116_02102024213914.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDABERON VIEIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ALDABERON" "autor_email" => "aldaberonvn@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }