O conteúdo abordado em sala de aula por vezes se faz de modo monótono e intangível, sendo ele repleto de termos e distante da realidade dos educandos. Desse modo, executar uma metodologia investigativa e construtivista como defendida por Piaget torna o ensino atrativo e palpável à realidade de cada estudante, colocando-os como protagonistas de seu próprio processo de ensino-aprendizagem, principalmente quando em disciplinas de cunho científico, como biologia. Assim sendo, o presente trabalho objetivou realizar educação ambiental com estudantes do ensino médio da escola pública EREM Pastor José Florêncio Rodrigues de modo a utilizar a biodiversidade local como ferramenta adjunta para a construção do conhecimento curricular e do senso crítico acerca das questões ambientais. O grupo das algas foi escolhido para a execução do projeto pela sua capacidade de prover habitat para fauna bêntica assim como citam literaturas e cujos indivíduos são comumente minúsculos e inicialmente ocultos entre as lâminas algálicas. Para a realização do projeto, foram criados diferentes momentos divididos em teóricos e práticos respectivamente para discussão, dinâmica e construção da base do conhecimento referente às perspectivas sobre o potencial das algas, sua importância e como elas se apresentam no litoral da cidade e posteriormente, tópicos práticos desenvolvidos em laboratório onde os estudantes realizaram triagem de algas e separação da fauna residente em suas frondes através de lavagens com o auxílio de instrumentos. Os estudantes anotaram seus progressos em caderno de campo e os resultados foram dispostos em cartolina para apresentação oral durante a culminância da semana do meio ambiente na escola para divulgação dos conhecimentos para os demais estudantes da instituição, além de nova discussão acerca dos dados recolhidos e construídos.