O ENSINO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109365 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 706 "inscrito_id" => 5354 "titulo" => "O ENSINO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS" "resumo" => "Os estudantes costumam enfrentar dificuldades ao tentar aprender Química, haja vista que esta disciplina frequentemente envolve conceitos abstratos e complexos. Nesse contexto, é fundamental adotar abordagens pedagógicas que tornem os conceitos químicos mais acessíveis e os Mapas Conceituais se destacam como uma representação visual que facilita o aprendizado, organizando e relacionando conceitos de forma mais clara e compreensível e promovendo uma aprendizagem menos mecânica. Diante disso, a presente pesquisa consistiu na aplicação de uma sequência didática em turmas da 1ª série do ensino médio de uma escola pública utilizando Mapas Conceituais (MC) para o ensino de funções inorgânicas, buscando assim a promoção de uma Aprendizagem Significativa (AS). Os Mapas Conceituais produzidos pelos alunos mostraram-se como uma estratégia pedagógica de grande relevância, fomentando a participação ativa dos estudantes e a construção do conhecimento. A sequência didática aplicada envolveu a alternância entre aulas teóricas e atividades em grupo, divididas em sete etapas distintas, cada uma acompanhada de uma pergunta norteadora que direcionou o processo de elaboração de mapas conceituais. Nessa construção foram utilizados textos relacionados a temas geradores, trazendo uma abordagem contextualizada e significativa para os alunos. Essa abordagem não apenas transmitiu conhecimento teórico, mas também estimulou os estudantes a desenvolverem um entendimento significativo e a se envolverem ativamente no processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5354_TB706_23102024180813.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BLANCHARD SILVA PASSOS" "autor_nome_curto" => "BLANCHARD" "autor_email" => "blanchard.passos91@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109365 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 706 "inscrito_id" => 5354 "titulo" => "O ENSINO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS" "resumo" => "Os estudantes costumam enfrentar dificuldades ao tentar aprender Química, haja vista que esta disciplina frequentemente envolve conceitos abstratos e complexos. Nesse contexto, é fundamental adotar abordagens pedagógicas que tornem os conceitos químicos mais acessíveis e os Mapas Conceituais se destacam como uma representação visual que facilita o aprendizado, organizando e relacionando conceitos de forma mais clara e compreensível e promovendo uma aprendizagem menos mecânica. Diante disso, a presente pesquisa consistiu na aplicação de uma sequência didática em turmas da 1ª série do ensino médio de uma escola pública utilizando Mapas Conceituais (MC) para o ensino de funções inorgânicas, buscando assim a promoção de uma Aprendizagem Significativa (AS). Os Mapas Conceituais produzidos pelos alunos mostraram-se como uma estratégia pedagógica de grande relevância, fomentando a participação ativa dos estudantes e a construção do conhecimento. A sequência didática aplicada envolveu a alternância entre aulas teóricas e atividades em grupo, divididas em sete etapas distintas, cada uma acompanhada de uma pergunta norteadora que direcionou o processo de elaboração de mapas conceituais. Nessa construção foram utilizados textos relacionados a temas geradores, trazendo uma abordagem contextualizada e significativa para os alunos. Essa abordagem não apenas transmitiu conhecimento teórico, mas também estimulou os estudantes a desenvolverem um entendimento significativo e a se envolverem ativamente no processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5354_TB706_23102024180813.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BLANCHARD SILVA PASSOS" "autor_nome_curto" => "BLANCHARD" "autor_email" => "blanchard.passos91@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }