LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA 1º E 2º ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E AS TEMÁTICAS INDÍGENAS E AFRO BRASILEIRA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110266 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1981 "inscrito_id" => 923 "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA 1º E 2º ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E AS TEMÁTICAS INDÍGENAS E AFRO BRASILEIRA" "resumo" => "Esse artigo tem como finalidade demonstrar uma pesquisa de iniciação científica que está em andamento sobre os livros didáticos de história do 1° e 2° anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo geral da pesquisa é analisar como as temáticas indígenas e afro-brasileira são trabalhadas nos conteúdo dos livros didáticos, especificamente, objetiva-se verificar se os livros didáticos estão contemplando as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, observar como imagens, textos, atividades que são direcionadas sobre os povos indígenas e a população negra são tratados/as nos livros didáticos e por fim, identificar o quanto as suas trajetórias de resistência e protagonismo são abordados nos contextos históricos pelos livros didáticos. Essa pesquisa será bibliográfica e documental, a análise de conteúdo será quantitativa e qualitativa e espera-se que nos estudos de Oliveira e Candau (2010), Bittencourt (2004), Albuquerque e Fraga Filho (2006), dentre outros sejam encontrados subsídios, para entendimento de uma educação antirracista que promova reparações, reconhecimentos e valorizações dos povos indígenas e afro-brasileiros, tanto nos livros didáticos que são recursos metodológicos utilizados dentro de sala de aula pelo professor junto aos seus alunos como nas práticas docentes cotidianas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID923_TB1981_27102024183147.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOLA KENED" "autor_nome_curto" => "Fabiola Kened" "autor_email" => "fabyolaseria24@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110266 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1981 "inscrito_id" => 923 "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA 1º E 2º ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E AS TEMÁTICAS INDÍGENAS E AFRO BRASILEIRA" "resumo" => "Esse artigo tem como finalidade demonstrar uma pesquisa de iniciação científica que está em andamento sobre os livros didáticos de história do 1° e 2° anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo geral da pesquisa é analisar como as temáticas indígenas e afro-brasileira são trabalhadas nos conteúdo dos livros didáticos, especificamente, objetiva-se verificar se os livros didáticos estão contemplando as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, observar como imagens, textos, atividades que são direcionadas sobre os povos indígenas e a população negra são tratados/as nos livros didáticos e por fim, identificar o quanto as suas trajetórias de resistência e protagonismo são abordados nos contextos históricos pelos livros didáticos. Essa pesquisa será bibliográfica e documental, a análise de conteúdo será quantitativa e qualitativa e espera-se que nos estudos de Oliveira e Candau (2010), Bittencourt (2004), Albuquerque e Fraga Filho (2006), dentre outros sejam encontrados subsídios, para entendimento de uma educação antirracista que promova reparações, reconhecimentos e valorizações dos povos indígenas e afro-brasileiros, tanto nos livros didáticos que são recursos metodológicos utilizados dentro de sala de aula pelo professor junto aos seus alunos como nas práticas docentes cotidianas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID923_TB1981_27102024183147.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOLA KENED" "autor_nome_curto" => "Fabiola Kened" "autor_email" => "fabyolaseria24@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }