Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DO AFETO NO PÓS-PANDEMIA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho visa trazer à luz os resultados de uma pesquisa desenvolvida sob a perspectiva da Pedagogia do Afeto a fim de criar um material didático de língua inglesa (LI), pois as afetividades construídas desde o espaço institucional, passando pelas relações professor(a)-aluno(a), aluno(a)-aluno(a) e aluno(a)-recursos didáticos, influenciam na aprendizagem do idioma estrangeiro. Pensar em (re)construir relações de afeto e em trabalhar as questões socioemocionais dos estudantes é importante para a socialização desses jovens, principalmente no momento pós-pandêmico. Para este estudo desenvolvemos uma pesquisa-ação, pois o material didático elaborado pela pesquisadora foi analisado conforme sua aplicação nas aulas ministradas aos alunos dos 1os anos do Ensino Médio Integrado ao ensino técnico do IFRS Campus Rio Grande. No estágio da Puberdade e Adolescência, no qual se encontram os alunos que fizeram parte deste estudo, temos a fase da autoafirmação em um universo complexo de distintas personalidades em que o adolescente precisa se autoafirmar e ao mesmo tempo se integrar aos grupos. Por isso, é importante a elaboração de atividades que proponham, além do uso da língua estrangeira, estratégias metodológicas que promovam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como: resiliência; empatia; altruísmo; colaboração; autoconfiança; autonomia. Isso colabora para que o aluno seja capaz de ler o mundo (FREIRE, 1983, 2001) e atuar consciente, solidário e criticamente no meio social. Para a coleta de dados, utilizamos diário de campo, questionários e entrevistas com os estudantes participantes para identificarmos quais atividades promoviam aprendizagem por meio de afetos positivos e como ela era influenciada por afetos negativos. Observamos que é possível e urgente, nesse pós-pandemia do COVID-19, um ensino-aprendizagem baseado na Teoria da Afetividade de Wallon (1879-1962), pois além de ensinar a LI, podemos colaborar para a formação de cidadãos mais humanizados.

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