Brincadeiras e jogos são práticas que, segundo as DCNEI e a BNCC, devem fazer parte da rotina das instituições de Educação Infantil. Isso porque contribuem para a socialização, o desenvolvimento da autonomia, criatividade e criticidade da criança, estimulando seu desenvolvimento integral. Além disso, quando realizadas com intencionalidade pedagógica podem desenvolver, ainda mais, capacidades importantes como a imaginação, a atenção, a memorização, a percepção, a noção de espaço, o raciocínio lógico-matemático dentre outras habilidades importantes para a sua compreensão do mundo. Devido a isso esse artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa, denominada Estado da Questão, realizada em teses e dissertação, que buscou analisar como os jogos podem potencializar o desenvolvimento do raciocínio-lógico das crianças nessa etapa da Educação Básica. Para isso, utilizamos como palavras-chave: jogos, raciocínio lógico-matemático e educação infantil, combinadas de vários modos. Buscamos pesquisas realizadas entre 2010 e 2023, publicadas nas seguintes três bases de pesquisa: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT), Portal de Teses e Dissertações da CAPES e Portal do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM/FURB). Muitos estudos foram encontrados e analisados, contudo, apenas cinco foram selecionados para uma análise mais aprofundada, visto que os outros se relacionavam a apenas um dos descritores de busca ou não se aprofundavam na construção do conhecimento lógico-matemático, foco da nossa busca. Verificamos que todos consideram os jogos como importantes para o desenvolvimento do raciocínio-lógico da criança, analisando como isso acontece.