DECIFRANDO A CIDADE A PARTIR DA LITERATURA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109712 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1172 "inscrito_id" => 5754 "titulo" => "DECIFRANDO A CIDADE A PARTIR DA LITERATURA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA." "resumo" => "Pensar na produção do Espaço enquanto cidade, é pensar em como a nossa sociedade se ergue, se estrutura-se e, como se mantém socialmente. A cidade pensada aqui, tem a ludicidade da visão literária, que vai criar uma discussão socioespacial, que nos leva a considerar os aspectos dos agentes modeladores que condicionam nossa sociedade e os espaços de vivência narrados. A presente pesquisa se dispõe a analisar a produção da cidade a partir do arquétipo cultural, com foco no universo literário e suas multifacetas, que se encontram encobertas ou pouco exploradas dentro do âmbito educacional. Observar o mundo à sua volta, seja ele físico ou literário, e interpretá-lo com um olhar crítico, propicia uma expansão de conhecimentos e enriquecimento do arcabouço teórico, favorecendo mentes pensantes e questionadoras, indo de encontro com as ideias do patrono da educação brasileira, o ilustre Paulo Freire. Tendo em vista que, a educação, tem e deve assumir um papel de ser emancipatória e libertadora da sociedade, é necessário a expansão dos conteúdos em sala de aula, favorecendo a interdisciplinaridade. Assim, propomos discutir a cidade sob a ótica literária e sua importância nas discussões em sala de aula. Para alcançar a proposta aqui apresentada, a presente pesquisa percorre o caminho de revisão bibliográfica integrativa como aparato e abordagem de execução, atrelado juntamente, com um olhar etnográfico para investigar e compreender o fenômeno urbanístico, cultural e social, a partir da literatura e sua participação na educação, visto que, é ela quem constrói a sociedade e a modela." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID5754_TB1172_25032024220515.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKSIEL DA SILVA MAXIMINO" "autor_nome_curto" => "JACKSIEL" "autor_email" => "jacksielsilva079@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109712 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1172 "inscrito_id" => 5754 "titulo" => "DECIFRANDO A CIDADE A PARTIR DA LITERATURA: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA." "resumo" => "Pensar na produção do Espaço enquanto cidade, é pensar em como a nossa sociedade se ergue, se estrutura-se e, como se mantém socialmente. A cidade pensada aqui, tem a ludicidade da visão literária, que vai criar uma discussão socioespacial, que nos leva a considerar os aspectos dos agentes modeladores que condicionam nossa sociedade e os espaços de vivência narrados. A presente pesquisa se dispõe a analisar a produção da cidade a partir do arquétipo cultural, com foco no universo literário e suas multifacetas, que se encontram encobertas ou pouco exploradas dentro do âmbito educacional. Observar o mundo à sua volta, seja ele físico ou literário, e interpretá-lo com um olhar crítico, propicia uma expansão de conhecimentos e enriquecimento do arcabouço teórico, favorecendo mentes pensantes e questionadoras, indo de encontro com as ideias do patrono da educação brasileira, o ilustre Paulo Freire. Tendo em vista que, a educação, tem e deve assumir um papel de ser emancipatória e libertadora da sociedade, é necessário a expansão dos conteúdos em sala de aula, favorecendo a interdisciplinaridade. Assim, propomos discutir a cidade sob a ótica literária e sua importância nas discussões em sala de aula. Para alcançar a proposta aqui apresentada, a presente pesquisa percorre o caminho de revisão bibliográfica integrativa como aparato e abordagem de execução, atrelado juntamente, com um olhar etnográfico para investigar e compreender o fenômeno urbanístico, cultural e social, a partir da literatura e sua participação na educação, visto que, é ela quem constrói a sociedade e a modela." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID5754_TB1172_25032024220515.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKSIEL DA SILVA MAXIMINO" "autor_nome_curto" => "JACKSIEL" "autor_email" => "jacksielsilva079@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }