Este artigo refere-se a um recorte da dissertação de mestrado Memórias, Histórias e Processos do NAPNE: Fomento das Políticas de Inclusão como Estratégia de Acesso, Permanência e Êxito dos discentes no IFPI apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Piauí (PROFEPT), Campus Parnaíba. A pesquisa aborda a história e memorias dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs) no IFPI. Tem como objetivos: identificar os processos e ações dos NAPNEs do Sul do Piauí para o acesso, permanência e êxito e resgatar a história e memória das ações dos NAPNEs. A metodologia foi uma pesquisa de campo e documental desenvolvida em 05 (cinco) campi do IFPI que se localizam no sul do Piauí, Percebeu-se nesta pesquisa que o NAPNE tem uma atuação muita ativa na instituição e que as pessoas que atuam têm uma grande responsabilidade e dedicação nesse processo de inclusão, em todas as etapas, desde o acesso, através de ações de acompanhamento nas formas de ingressos na instituição e nas ações que acessibilidade, como também nos processos e ações para permanência e participação. Que os Campi desenvolveram muitas atividades de extensão, principalmente eventos, com temáticas diversas que abrangeram Libras, Autismo e Educação Especial e inclusiva e ações voltadas a acessibilidade mostrando que os núcleos têm buscado alcançar seus objetivos e efetivar a política de Diversidade e Inclusão, definida entre as competências do núcleo. Perante o exposto, é evidente que o trabalho do NAPNE é imprescindível no processo de inclusão na educação profissional e tecnológica e para transformação da sociedade, vislumbrando-a mais equitativa e inclusiva. Dessarte, é fundamental que a instituição continue a fomentar e fortalecer as políticas de inclusão para buscar a garantia de direitos dos discentes com necessidades específicas desde o acesso, a permanência e êxito educacional.