A experimentação no Ensino de Química torna-se indispensável para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos científicos no sentido de que favorece a construção das relações entre a teoria e a prática. A contextualização da química na vida dos estudantes e dos professores é facilitada pela elaboração de novas formas de trabalhar o ensino-aprendizagem da Química. Nesse contexto, o projeto “Questionando a Química Através da Experimentação” teve como objetivo consolidar a propagação e facilitar a aprendizagem da química no Ensino Médio através de aulas experimentais, buscando assim aumentar o desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) da Escola Lyceu Paraibano ECIT, no período de 2022 a 2023. O primeiro ano do projeto foi realizado de maneira remota por conta das medidas de combate à COVID-19, e com o relaxamento do enfrentamento à pandemia, foi possível promover atividades presenciais no laboratório de Química com os alunos. Após 20 aulas experimentais realizadas na escola ao longo de 12 meses, pesquisas revelam que 46% dos alunos atribuíram a dificuldade no ensino de Química com a ausência de aulas práticas, além de 74% acreditarem que o número de aulas experimentais deveria ser maior. Nota-se, portanto, que as práticas experimentais no ensino de química são ferramentas eficazes para atrair os estudantes do ensino médio, tornando o aprendizado mais interessante e envolvente.