Museu pode ser considerado um estabelecimento de caráter permanente gerenciado para o interesse comum, com as finalidades de conservar, investigar e valorizar de diversas maneiras um ou demais conjuntos de elementos de valor cultural para um grupo social. Para tanto, o museu necessita de políticas e ações que estimulem a preservação e salvaguarda desses espaços. Desta maneira, os educadores em seu papel de mediadores e formadores devem elaborar planejamentos e estratégias de cunho pedagógico visando a utilização da Educação Patrimonial enquanto meio para o trato cuidadoso da história local. Perante o exposto, a presente pesquisa busca analisar a estratégia pedagógica de construção de um Museu-Escola como estratégia de aprendizagem para educação patrimonial visando (re)construir elo existente entre os estudantes e a história local presente na cidade de Igarassu. Com esse intuito se utilizou da pesquisa-ação para esta análise iniciando-se na procura das necessidades e curiosidades dos atores educacionais, caracterizando a fase exploratória. Na sequência, foi concebido um planejamento bimestral dos temas que seriam abordados na disciplina eletiva, buscando conectar a teoria e a prática com a aceitação do público-alvo, constituindo a fase de planejamento. Aplicação prática e teórica das aulas ministradas na eletiva, configurando a fase ação. Por conseguinte a fase avaliação da ação foi composta por uma culminância de todas as atividades desenvolvidas na eletiva, manifestando os pontos positivos e negativos da construção e aplicação desta disciplina. Mesmo diante dos desafios encontrados ao longo do planejamento e da implementação da eletiva, foi notória a consciência da importância histórica que circunda o local de vivência dos estudantes e a forma como o mesmo impacta suas relações sociais, sendo imperativa a adoção de medidas que promovam a preservação e salvaguarda dos instrumentos públicos de manutenção da memória e da história. Aliar a história local e a educação patrimonial, no caso da eletiva a construção de um Museu-Escola, foi significativo para manter o foco e despertar o interesse nos(as) alunos(as) em relação a temática principal da disciplina eletiva.