FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS NAS PESQUISAS SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114006 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7309 "inscrito_id" => 17434 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS NAS PESQUISAS SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS" "resumo" => "Este artigo pretende contribuir na proposição de reflexões sobre as pesquisas em ensino e aprendizagem de línguas e na formação inicial docente, à luz da experiência como organizadoras do 35º Fórum Acadêmico de Letras, sediado pela Universidade do Estado do Pará. O Fórum é um evento itinerante, com versões nacionais e internacionais, promovido pela ANPGL – Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras, desde 1990, com vistas a suscitar a importância da pesquisa na graduação para os discentes de Letras. Seu objetivo principal é a formação de pesquisadores desde a graduação, para a qual corrobora uma programação fundamentada no compartilhamento de experiências de pesquisa nessa etapa de formação. Nosso intuito, também é ressaltar aos discentes a importância da pesquisa na graduação e as contribuições para o ensino e aprendizagem de Línguas. Objetivamos assim, apresentar o processo de formação inicial docente, direcionados pelas pesquisas apresentadas no 35º FALE e as possíveis contribuições para a pesquisa na graduação em diversas áreas de conhecimentos, entre linguísticos, literários e no campo da educação. Para discorrer sobre o processo de formação inicial docente utilizamos Anastasiou (2014), Pimenta (2015); para o ensino e aprendizagem de língua recorremos a Geraldi (1993), Simões (2016), Bakhtin (2013; 2016) e no campo da pesquisa em letras Aguiar e Pereira (2007). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com ênfase nas apresentações das comunicações orais de discentes, situando-as como um lugar do compartilhamento de saberes construídos na execução de pesquisas, institucionalizadas ou não, na formação inicial. Assim sendo, a abordagem do Fórum possibilita a formação do discente pesquisador na fase inicial da formação acadêmica e nessa última versão, atingiu cerca de 300 discentes de Letras em diferentes modalidades (Letras Língua Portuguesa, Letras Língua inglesa e Letras Libras) de diferentes regiões do Pará e do Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17434_TB7309_27102024234535.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELI PINHEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SUELI PINHEIRO" "autor_email" => "suelipinheiro2011@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114006 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7309 "inscrito_id" => 17434 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS NAS PESQUISAS SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS" "resumo" => "Este artigo pretende contribuir na proposição de reflexões sobre as pesquisas em ensino e aprendizagem de línguas e na formação inicial docente, à luz da experiência como organizadoras do 35º Fórum Acadêmico de Letras, sediado pela Universidade do Estado do Pará. O Fórum é um evento itinerante, com versões nacionais e internacionais, promovido pela ANPGL – Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras, desde 1990, com vistas a suscitar a importância da pesquisa na graduação para os discentes de Letras. Seu objetivo principal é a formação de pesquisadores desde a graduação, para a qual corrobora uma programação fundamentada no compartilhamento de experiências de pesquisa nessa etapa de formação. Nosso intuito, também é ressaltar aos discentes a importância da pesquisa na graduação e as contribuições para o ensino e aprendizagem de Línguas. Objetivamos assim, apresentar o processo de formação inicial docente, direcionados pelas pesquisas apresentadas no 35º FALE e as possíveis contribuições para a pesquisa na graduação em diversas áreas de conhecimentos, entre linguísticos, literários e no campo da educação. Para discorrer sobre o processo de formação inicial docente utilizamos Anastasiou (2014), Pimenta (2015); para o ensino e aprendizagem de língua recorremos a Geraldi (1993), Simões (2016), Bakhtin (2013; 2016) e no campo da pesquisa em letras Aguiar e Pereira (2007). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com ênfase nas apresentações das comunicações orais de discentes, situando-as como um lugar do compartilhamento de saberes construídos na execução de pesquisas, institucionalizadas ou não, na formação inicial. Assim sendo, a abordagem do Fórum possibilita a formação do discente pesquisador na fase inicial da formação acadêmica e nessa última versão, atingiu cerca de 300 discentes de Letras em diferentes modalidades (Letras Língua Portuguesa, Letras Língua inglesa e Letras Libras) de diferentes regiões do Pará e do Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17434_TB7309_27102024234535.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELI PINHEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SUELI PINHEIRO" "autor_email" => "suelipinheiro2011@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }