LITERATURA INFANTIL, DIVERSIDADE E INCLUSÃO: “O SACI QUE NÃO TINHA UMA PERNA SÓ” E A DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS NA INFÂNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114204 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7593 "inscrito_id" => 18179 "titulo" => "LITERATURA INFANTIL, DIVERSIDADE E INCLUSÃO: “O SACI QUE NÃO TINHA UMA PERNA SÓ” E A DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS NA INFÂNCIA" "resumo" => "RESUMO Este estudo versa sobre os estereótipos da deficiência construídos pelo ideário capacitista. O problema indaga sobre como a literatura infantil pode contribuir na desconstrução de estereótipos da deficiência e da diversidade na infância. Os objetivos tratam de analisar a partir da obra “O saci que não tinha uma perna só”, a complexidade com que a formação cultural pode afetar o imaginário das crianças, uma maneira de “ler” o mundo e consequentemente vivê-lo, que coloca inúmeros obstáculos à inclusão. Nesse sentido, partindo de que as crianças refletem a sociedade e os conhecimentos mais difundidos e que a distância temporal entre adultos e crianças é onde a educação acontece, Richter (2016), Walter Benjamin (2009) dentre outros/as, são escolhas ao aprofundamento teórico. A metodologia inclui pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, a partir da análise da obra “O saci que não tinha uma perna só” de autoria de Adan Lucas, Claudevania Carvalho e Rute Xavier. Os resultados do estudo apontam que as percepções de mundo das crianças são reflexos de formação cultural, muitas vezes cunhadas em desconhecimentos sobre o que são as deficiências e a diversidade como potencialidades nas diferenças; outro achado é de que a reprodução de práticas infantis traduz o convívio próprio do cotidiano delas. A Obra, portanto, se destaca por apresentar uma experiência lúdica e crítica de expansão do mundo, bem como, tenciona ideias sobre a inclusão, valoriza as diferenças e se posiciona na desconstrução dos estereótipos sociais desde a infância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID18179_TB7593_11062024175016.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIQUELLY PASTANA TITO SANCHES" "autor_nome_curto" => "MIQUELLY TITO" "autor_email" => "miquelly@unifap.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114204 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7593 "inscrito_id" => 18179 "titulo" => "LITERATURA INFANTIL, DIVERSIDADE E INCLUSÃO: “O SACI QUE NÃO TINHA UMA PERNA SÓ” E A DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS NA INFÂNCIA" "resumo" => "RESUMO Este estudo versa sobre os estereótipos da deficiência construídos pelo ideário capacitista. O problema indaga sobre como a literatura infantil pode contribuir na desconstrução de estereótipos da deficiência e da diversidade na infância. Os objetivos tratam de analisar a partir da obra “O saci que não tinha uma perna só”, a complexidade com que a formação cultural pode afetar o imaginário das crianças, uma maneira de “ler” o mundo e consequentemente vivê-lo, que coloca inúmeros obstáculos à inclusão. Nesse sentido, partindo de que as crianças refletem a sociedade e os conhecimentos mais difundidos e que a distância temporal entre adultos e crianças é onde a educação acontece, Richter (2016), Walter Benjamin (2009) dentre outros/as, são escolhas ao aprofundamento teórico. A metodologia inclui pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, a partir da análise da obra “O saci que não tinha uma perna só” de autoria de Adan Lucas, Claudevania Carvalho e Rute Xavier. Os resultados do estudo apontam que as percepções de mundo das crianças são reflexos de formação cultural, muitas vezes cunhadas em desconhecimentos sobre o que são as deficiências e a diversidade como potencialidades nas diferenças; outro achado é de que a reprodução de práticas infantis traduz o convívio próprio do cotidiano delas. A Obra, portanto, se destaca por apresentar uma experiência lúdica e crítica de expansão do mundo, bem como, tenciona ideias sobre a inclusão, valoriza as diferenças e se posiciona na desconstrução dos estereótipos sociais desde a infância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID18179_TB7593_11062024175016.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIQUELLY PASTANA TITO SANCHES" "autor_nome_curto" => "MIQUELLY TITO" "autor_email" => "miquelly@unifap.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }