Este trabalho apresenta as conclusões parciais de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, cujo objetivo geral é analisar as contribuições da literatura de cordel na Educação Infantil para o desenvolvimento da oralidade das crianças. No que se refere aos fundamentos teórico-metodológicos, elegemos como principais autores: Conde (2013), Gonçalves (2009), Ibiapina (2008), Lúcio e Pinheiro (2012) e Freire (2013), dentre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa com intervenção, realizada numa turma de crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. A intervenção constou de 10 sessões formativas de estudos sobre o cordel e a prática pedagógica na Educação Infantil, ministradas pelo pesquisador para a professora da turma, que se comprometeu de implementar a leitura e a discussão sobre o cordel na sala de referência. Quanto aos resultados, a professora revelou não ter recebido formação para trabalhar com o cordel durante o curso de Pedagogia. Não obstante, expressou que a intervenção favoreceu fundamentos teóricos e práticos à abordagem do gênero. Dessa forma, compreendemos a importância da formação continuada para os docentes enquanto leitores e formadores de leitores a partir da literatura de cordel por ser um gênero. Quanto ao desenvolvimento da oralidade das crianças, a professora expressou que a leitura de cordel revela-se significativa, pois propicia a expressividade das crianças, que se mostram motivadas a falar sobre os temas cotidianos abordados nos cordéis; além da expressividade, a ampliação do vocabulário e a percepção da sonoridade (rimas) presente na estrutura do texto além do próprio brincar com as palavras. À guisa de conclusão, constatamos que é possível inovar as práticas pedagógicas tendo a literatura de cordel como manifestação cultural relevante ao desenvolvimento da oralidade das crianças pequenos.