O artigo em tela explora a origem, competências e atribuições do coordenador pedagógico, refletindo sobre sua atuação institucional, tendo em vista as funções de acompanhamento e orientação pedagógica, auxílio aos docentes, e colaboração coletiva ao exercício da gestão participativa e democrática. A pesquisa é fruto ações desenvolvidas no âmbito do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), nos componentes de Gestão e Avaliação Educacional e Estágio Supervisionado I em Gestão Educacional. Enquanto percurso metodológico, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, tendo como base teórica, estudos da legislação educacional e referenciais, tais como: Placco (2013), Teixeira e Carvalho (2015), Saviani (2000), Vilela e Silva (2022), dentre outros. As análises permitem inferir que a atuação do coordenador pedagógico se insere para além do apoio ao trabalho da direção escolar, compreendendo a perspectiva da formação continuada e em serviço dos docentes, por meio do constante acompanhamento do planejamento e avaliação desenvolvidos pelos professores, bem como, por meio do monitoramento dos resultados de aprendizagem. O recurso fluído e oportuno do diálogo e mediação entre dados e experiências, reforça a característica de mediador da gestão pedagógica escolar, realizado pelo coordenador, cooperando para o exercício democrático e constante de garantia do direito à aprendizagem de todos os envolvidos. Sabe-se também, que mesmo entendendo a perspectiva abordada na literatura nacional sobre o tema, a realidade objetiva confere novas demandas ao trabalho daqueles que compõem a gestão escolar, tais como a mediação de conflitos, ampliação de espaços de diálogo entre comunidade interna e externa à escola, dentre outros. Compreende-se que esta função ocupou lugares distintos ao longo da história da educação, o que a torna um complexo a ser exercido e interpretado na prática cotidiana.