ESTRESSE EM EDUCADORES CADASTRADOS NA PLATAFORMA CHA NO PERÍODO PÓS PANDÊMICO DE COVID-19
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113002 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5862 "inscrito_id" => 13048 "titulo" => "ESTRESSE EM EDUCADORES CADASTRADOS NA PLATAFORMA CHA NO PERÍODO PÓS PANDÊMICO DE COVID-19" "resumo" => "O estresse é um problema cada vez mais presente na vida profissional, afetando negativamente a saúde e o desempenho desses profissionais. O isolamento social e as novas demandas do ensino remoto exacerbaram as queixas de saúde mental neste âmbito, tornando crucial a investigação e intervenção. Este estudo teve como objetivo promover a investigação quantitativa do nível de estresse dos educadores cadastrados na plataforma CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes) para Educadores, durante o período pós-pandêmico de COVID-19. Foram utilizados os instrumentos de avaliação Questionário Sociodemográfico e o Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de LIPP - Revisado (ISSL-R). A análise quantitativa buscou identificar quais variáveis laborais e sociodemográficas estão associadas ao estresse nesta amostra. Os resultados revelaram que 35,7% dos educadores apresentaram sintomas de estresse, principalmente na fase de Quase Exaustão (56,7%), com 93,3% apresentando sintomas psicológicos. O perfil sociodemográfico indicou uma maioria feminina (86,9%), com idades entre 35-44 anos e 45-60 anos, predominantemente casadas. No perfil profissional, 31% tinham 20 anos ou mais de experiência, 88,1% trabalhavam em espaços escolares formais e 78,6% em escolas públicas. Este estudo contribuiu para analisar os fatores que contribuem para o estresse desses profissionais, identificando suas principais fontes de estresse. Com esses dados, intervenções eficazes para garantir um ambiente de trabalho saudável e sustentável para os educadores têm sido planejadas e executadas pelo acolhimento psicológico da Plataforma CHA, a fim de realizar prevenção, manejo e promoção da saúde mental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13048_TB5862_23052024223508.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE MAZULO DE JESUS" "autor_nome_curto" => "GABRIELLE" "autor_email" => "mazulo.gabrielle@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113002 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5862 "inscrito_id" => 13048 "titulo" => "ESTRESSE EM EDUCADORES CADASTRADOS NA PLATAFORMA CHA NO PERÍODO PÓS PANDÊMICO DE COVID-19" "resumo" => "O estresse é um problema cada vez mais presente na vida profissional, afetando negativamente a saúde e o desempenho desses profissionais. O isolamento social e as novas demandas do ensino remoto exacerbaram as queixas de saúde mental neste âmbito, tornando crucial a investigação e intervenção. Este estudo teve como objetivo promover a investigação quantitativa do nível de estresse dos educadores cadastrados na plataforma CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes) para Educadores, durante o período pós-pandêmico de COVID-19. Foram utilizados os instrumentos de avaliação Questionário Sociodemográfico e o Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de LIPP - Revisado (ISSL-R). A análise quantitativa buscou identificar quais variáveis laborais e sociodemográficas estão associadas ao estresse nesta amostra. Os resultados revelaram que 35,7% dos educadores apresentaram sintomas de estresse, principalmente na fase de Quase Exaustão (56,7%), com 93,3% apresentando sintomas psicológicos. O perfil sociodemográfico indicou uma maioria feminina (86,9%), com idades entre 35-44 anos e 45-60 anos, predominantemente casadas. No perfil profissional, 31% tinham 20 anos ou mais de experiência, 88,1% trabalhavam em espaços escolares formais e 78,6% em escolas públicas. Este estudo contribuiu para analisar os fatores que contribuem para o estresse desses profissionais, identificando suas principais fontes de estresse. Com esses dados, intervenções eficazes para garantir um ambiente de trabalho saudável e sustentável para os educadores têm sido planejadas e executadas pelo acolhimento psicológico da Plataforma CHA, a fim de realizar prevenção, manejo e promoção da saúde mental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13048_TB5862_23052024223508.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE MAZULO DE JESUS" "autor_nome_curto" => "GABRIELLE" "autor_email" => "mazulo.gabrielle@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }