Atualmente o aumento da expectativa de vida e as mudanças nas configurações familiares impõem, na maioria das vezes, a ausência de pessoas, no lar, responsáveis por prestarem cuidados aos idosos. Desta forma, os familiares precisam confiar a responsabilidade de cuidado ao idoso a profissionais capacitados para tal, seja no ambiente do lar ou em Instituições de longa permanência. Assim o curso de Cuidador de Idosos proporciona inserção na crescente oferta do mercado de trabalho na área, e se constitui como oportunidade de crescimento e formação profissional para jovens e adultos. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência docente frente a formação profissionalizante de Cuidadores de Idosos. Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo, desenvolvido durante o período do curso de formação profissionalizante de Cuidadores de Idosos (outubro de 2023 – março de 2024), que ocorreu numa Instituição de ensino técnico e profissionalizante, localizada em João Pessoa – Paraíba. A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem caráter mais amplo que somente a formação de jovens e adultos para o mercado de trabalho, ela alcança a formação crítica dos indivíduos, com base na educação emancipadora (VIEIRA; VIEIRA, 2014). Os alunos reconhecem que por meio da educação podem crescer profissionalmente em qualquer faixa etária e, mais que isso, fazer uso do raciocínio crítico-reflexivo para resolução de problemas. No campo da Educação Profissional há desafios tanto para o discente, que afirma distanciamento inicial com as rotinas de atividades acadêmicas, como para o docente que utiliza de diferentes abordagens pedagógicas para tornar a prática educacional atrativa, e despertar o interessante no aluno a fim de fazê-lo reconhecer sua importância no processo de ensino-aprendizagem.