Este artigo apresenta as informações sobre a forma inicial de estruturação administrativa e pedagógica para a instrução primária do Estado do Maranhão na primeira década republicana. Trata-se de uma pesquisa histórica e documental que teve o intuito de analisar orientações educacionais regulamentadas para a instrução pública primária maranhense em 1894, primeira organização republicana oficial para a escola primária no Maranhão, explicando sua forma inicial de estruturação administrativa e pedagógica que estuda e analisa Regulamentos e Relatórios Oficiais sobre a organização inicial da instrução pública primária maranhense sob a ótica republicana. Os documentos estudados são fontes primárias que se encontram arquivadas na Seção de Obras Raras da Biblioteca Pública Benedito Leite, localizada na cidade de São Luís - MA. Foi possível identificar os programas de ensino para o Curso Elementar e o Curso Integral (ambos da instrução primária), as formas de recrutamento dos professores com as respectivas exigências para exercer o magistério público, as orientações oficiais para a organização da instrução primária como a criação de um Conselho Superior da Instrução Pública, Inspetorias de Ensino, Comissões e Delegados Escolares e as normas orientadoras do Fundo Escolar para a instrução primária criado em 1893. Infere-se que os dados coletados e as análises de conteúdo oferecerão olhares significativos sobre a instrução primária brasileira no alvorecer republicano, além de estimular distintos diálogos pedagógicos, surgimento de novos pesquisadores e pesquisas sobre a história da educação maranhense.