DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS TEÓRICAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111705 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4026 "inscrito_id" => 13041 "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS TEÓRICAS" "resumo" => "O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é uma abordagem que busca criar ambientes de ensino e aprendizagem propícios para todos os estudantes, que atendam suas necessidades, independentemente de suas habilidades, características ou dificuldades de aprendizagem. O DUA é baseado em três princípios fundamentais: representação; ação e expressão, e engajamento. Esses princípios são interconectados e devem ser considerados em conjunto para que a aprendizagem seja efetiva para todos os estudantes. Para tanto, nosso trabalho tem como objetivo compreender o que emergem em produções científicas sobre essa metodologia de ensino em estudos teóricos. Portanto, realizamos um mapeamento das publicações sobre o DUA, em três repositórios acadêmicos, quais sejam: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações; Catálogos de Teses e Dissertações da Capes e no Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto, compreendido entre os anos de 2000 a 2022. Emergiram dessa pesquisa uma totalidade de 69 publicações, que foram divididas em três eixos temáticos, classificados como: Formação de professores; Elaboração de materiais didáticos e adaptação de metodologias e, Estudos teóricos. Nesta pesquisa, abordaremos o eixo temáticos dos estudos teóricos, que compreendem sete produções. Em suma, estes trabalhos analisaram as contribuições das adaptações curriculares com base no DUA, caracterizando produções científicas com vistas a sistematizar contribuições voltadas à eliminação de barreiras metodológicas nos contextos de aprendizagem. Ademais contemplavam a aplicação desta abordagem na promoção da educação inclusiva em produções científicas brasileiras, e também apresentavam as diretrizes e/ou princípios que norteiam o desenvolvimento dessa metodologia de ensino. Concluímos, então, que as publicações teóricas sobre o DUA têm contribuído para a evolução das práticas educacionais e promovem uma abordagem mais inclusiva e principalmente mais personalizada, que busca garantir aos estudantes ter o acesso a uma educação de qualidade, de equidades e de oportunidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13041_TB4026_30092024060638.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSIELE DA SILVA CORRÊA" "autor_nome_curto" => "GESSIELE" "autor_email" => "gessiele.correa@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111705 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4026 "inscrito_id" => 13041 "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS TEÓRICAS" "resumo" => "O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é uma abordagem que busca criar ambientes de ensino e aprendizagem propícios para todos os estudantes, que atendam suas necessidades, independentemente de suas habilidades, características ou dificuldades de aprendizagem. O DUA é baseado em três princípios fundamentais: representação; ação e expressão, e engajamento. Esses princípios são interconectados e devem ser considerados em conjunto para que a aprendizagem seja efetiva para todos os estudantes. Para tanto, nosso trabalho tem como objetivo compreender o que emergem em produções científicas sobre essa metodologia de ensino em estudos teóricos. Portanto, realizamos um mapeamento das publicações sobre o DUA, em três repositórios acadêmicos, quais sejam: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações; Catálogos de Teses e Dissertações da Capes e no Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto, compreendido entre os anos de 2000 a 2022. Emergiram dessa pesquisa uma totalidade de 69 publicações, que foram divididas em três eixos temáticos, classificados como: Formação de professores; Elaboração de materiais didáticos e adaptação de metodologias e, Estudos teóricos. Nesta pesquisa, abordaremos o eixo temáticos dos estudos teóricos, que compreendem sete produções. Em suma, estes trabalhos analisaram as contribuições das adaptações curriculares com base no DUA, caracterizando produções científicas com vistas a sistematizar contribuições voltadas à eliminação de barreiras metodológicas nos contextos de aprendizagem. Ademais contemplavam a aplicação desta abordagem na promoção da educação inclusiva em produções científicas brasileiras, e também apresentavam as diretrizes e/ou princípios que norteiam o desenvolvimento dessa metodologia de ensino. Concluímos, então, que as publicações teóricas sobre o DUA têm contribuído para a evolução das práticas educacionais e promovem uma abordagem mais inclusiva e principalmente mais personalizada, que busca garantir aos estudantes ter o acesso a uma educação de qualidade, de equidades e de oportunidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13041_TB4026_30092024060638.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSIELE DA SILVA CORRÊA" "autor_nome_curto" => "GESSIELE" "autor_email" => "gessiele.correa@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }