Desde os primórdios das civilizações, o ser humano é a figura central das interações sociocomunicativas, sejam elas políticas ou culturais. No contexto atual, a sociedade impõe um cidadão cada vez mais crítico dentro das relações comunicativas. Desse modo, a Escola tem o papel fundamental na formação desse sujeito socialmente ativo. Diante disso, o presente trabalho visa analisar o desenvolvimento crítico-reflexivo dos alunos do 2º ano do Ensino Médio através do gênero crônica, sobretudo nas aulas de Língua Portuguesa, baseado na abordagem interdisciplinar dos gêneros textuais pela visão sociointeracionista da linguagem defendida por Marcuschi (2008). Amparamo-nos ainda nos estudos de Antunes (2003, 2010) e Kleman (2006) acerca das estratégias que constituem um leitor e escritor ativo, nas reflexões de Koch (2022) no que se refere às práticas sociais da língua, utilizadas pelos falantes para alcançar seus objetivos comunicativos. Desenvolvemos uma pesquisa de campo, buscando fomentar o posicionamento crítico dos alunos, a partir do gênero crônica, instigando-os a participarem ativamente na sociedade, explorar a análise crítica das temáticas apresentadas no gênero crônica, aguçando a compreensão do texto lido, além de verificarmos a habilidade de escrita crítica dos alunos mediante a produção do gênero, incentivando a autonomia e criatividade dos discentes. O universo de estudo será em uma escola pública, levando em consideração as etapas de sua produção, desde avaliação diagnóstica, apresentação do gênero, leitura e discussão acerca das crônicas, produção textual, reescrita e exposição.