EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: A LEI 11.645/2008 NO CONTEXTO DO AEE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114672 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8285 "inscrito_id" => 1963 "titulo" => "EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: A LEI 11.645/2008 NO CONTEXTO DO AEE" "resumo" => "Este trabalho visa apresentar estratégias de trabalho sobre a temática de racismo e do sexismo no Atendimento Educacional Especializado (AEE), utilizando o histórico de personalidades negras e indígenas, como a professora e intelectual Lélia Gonzalez, que culminou com várias legislaturas e atualmente a obrigatória Lei 11.645/2008. O seu legado analisa como o racismo e o sexismo se manifestam na cultura brasileira, cuja formação é marcada por uma colonização eurocentrada. A interseccionalidade entre essas formas de discriminação é o ponto central deste trabalho, que busca trabalhar no AEE oferecendo estratégias de trabalho utilizando os princípios da Lei nº 11.645/2008 - questões afro-brasileiras e indígenas no processo curricular da educação básica. O referencial teórico-metodológico será a demonstração da intersecção entre o legado de Lélia Gonzalez, as estratégias de desenvolvimento no currículo escolar (Lei 11.645/2008) no atendimento a pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e superdotação. A metodologia utilizada através desta revisão é predominantemente analítica e crítica, onde serão demonstradas as ideias principais de Lélia Gonzalez e em consequência deste legado as ações correspondentes a estratégias de trabalho na educação básica com as referidas leis, dentro do atendimento educacional especializado com sugestões de estratégias. As interseccionalidades que perpassam a complexa temática de ações escolares no Atendimento Educacional Especializado (AEE) propõem ações, que estejam diretamente ligadas ao contexto da escola. Desta forma é necessário o reforço das histórias de mulheres negras brasileiras com reflexões sobre: empoderamento, autonomia, autoestima, e em especial Lélia Gonzalez, que reforça a importância de uma luta coletiva contra o racismo e o sexismo. E através de seu legado é preciso a continuidade e necessidade em focar a história e a cultura afro-brasileira e indígena nas escolas através do desenvolvimento de atividades e estratégias também nas ações no AEE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1963_TB8285_28102024235456.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANA SILVA DOS REIS" "autor_nome_curto" => "CRISTIANA REIS" "autor_email" => "cristianareis2020@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114672 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8285 "inscrito_id" => 1963 "titulo" => "EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: A LEI 11.645/2008 NO CONTEXTO DO AEE" "resumo" => "Este trabalho visa apresentar estratégias de trabalho sobre a temática de racismo e do sexismo no Atendimento Educacional Especializado (AEE), utilizando o histórico de personalidades negras e indígenas, como a professora e intelectual Lélia Gonzalez, que culminou com várias legislaturas e atualmente a obrigatória Lei 11.645/2008. O seu legado analisa como o racismo e o sexismo se manifestam na cultura brasileira, cuja formação é marcada por uma colonização eurocentrada. A interseccionalidade entre essas formas de discriminação é o ponto central deste trabalho, que busca trabalhar no AEE oferecendo estratégias de trabalho utilizando os princípios da Lei nº 11.645/2008 - questões afro-brasileiras e indígenas no processo curricular da educação básica. O referencial teórico-metodológico será a demonstração da intersecção entre o legado de Lélia Gonzalez, as estratégias de desenvolvimento no currículo escolar (Lei 11.645/2008) no atendimento a pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e superdotação. A metodologia utilizada através desta revisão é predominantemente analítica e crítica, onde serão demonstradas as ideias principais de Lélia Gonzalez e em consequência deste legado as ações correspondentes a estratégias de trabalho na educação básica com as referidas leis, dentro do atendimento educacional especializado com sugestões de estratégias. As interseccionalidades que perpassam a complexa temática de ações escolares no Atendimento Educacional Especializado (AEE) propõem ações, que estejam diretamente ligadas ao contexto da escola. Desta forma é necessário o reforço das histórias de mulheres negras brasileiras com reflexões sobre: empoderamento, autonomia, autoestima, e em especial Lélia Gonzalez, que reforça a importância de uma luta coletiva contra o racismo e o sexismo. E através de seu legado é preciso a continuidade e necessidade em focar a história e a cultura afro-brasileira e indígena nas escolas através do desenvolvimento de atividades e estratégias também nas ações no AEE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1963_TB8285_28102024235456.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANA SILVA DOS REIS" "autor_nome_curto" => "CRISTIANA REIS" "autor_email" => "cristianareis2020@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }