O ensino de química nas escolas é essencial para a formação científica dos estudantes. No entanto, muitas vezes, a falta de recursos e materiais de laboratório adequados pode dificultar a realização de experimentos práticos em sala de aula. Nesse contexto, a criação de kits de laboratório com materiais de baixo custo torna-se uma alternativa valiosa. Assim sendo, o problema de pesquisa que norteou a realização deste estudo foi: “como criar kits para realização de experimentos com poucos recursos?”. Tendo em vista essa problemática, o objetivo geral do estudo foi: “Produzir kits de química com materiais acessíveis que temos em casa para serem usados em sala de aula pelos estudantes em grupos para exercitar os temas ensinados em aula sobre o conteúdo de ciências do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Darcy Ribeiro, situada na cidade de Imperatriz-MA”. Neste estudo, escolhemos recursos apropriados para tratar a maioria dos tópicos de química ensinados na matéria de ciências. Adaptamos esses conjuntos para realizar experimentos com materiais de baixo custo e facilmente acessíveis. Por exemplo, garrafas de plástico podem ser usadas como béqueres, e materiais como sal, açúcar e repolho roxo podem substituir reagentes de laboratório. Sempre procuramos materiais adaptáveis que possam ser reutilizados ou descartados sem prejudicar o meio ambiente. Os tópicos abordados incluíram reações químicas, ácido-base, estados da matéria e soluções. A seleção dos experimentos foi baseada no currículo escolar e na capacidade de despertar o interesse dos alunos. A pesquisa utilizou várias abordagens, as fases incluíram a coleta de informações em fontes bibliográficas, a elaboração de experimentos com os kits de acordo com o conteúdo das aulas ministradas e a análise combinada dos resultados. Os resultados sugerem que uma aula que utiliza a experimentação como uma atividade prática em grupo pode ter contribuído para o desenvolvimento intelectual dos educandos.