Esta pesquisa tem como objetivo analisar o trabalho realizado a partir da leitura de uma animação que aborda temas como a educação escolar. O estudo foi conduzido como uma atividade reflexiva em aulas de Língua Portuguesa, envolvendo duas turmas do sétimo ano de uma escola municipal do estado da Paraíba. O objeto de análise foi a animação “Charlie Brown - Tirar boas notas - A escola doutrinadora e sem sentido”. A partir dessa animação, investigou-se como os alunos reconheceram e analisaram as relações dialógicas e de sentido presentes na obra. A pesquisa insere-se no paradigma de base qualitativa e de natureza interpretativa, uma vez que se foca em interpretar fenômenos sociais inseridos em um dado contexto por meio de práticas discursivas (Bortoni-Ricardo, 2008). A base teórica desta pesquisa é multifacetada, situando-se no escopo da Linguística Aplicada (LA), dada a sua relevância para a resolução de problemas relacionados ao ensino e à aprendizagem de línguas, e na Teorias Dialógicas da Linguagem, fundamentada nas contribuições de Bakhtin e o Círculo (Bakhtin, 2005; Volóchinov, 2017; Medviédev, 2012), especialmente no que se refere às relações dialógicas. Os resultados apontaram para a importância de trabalhar a leitura de textos como animações, que permitem aos alunos identificar as múltiplas relações dialógicas presentes. Além disso, demonstraram a possibilidade de aguçar a criticidade dos estudantes por meio da leitura de animações nas aulas de Língua Portuguesa, contribuindo de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem.