Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÕES DIALÓGICAS E ENSINO: REFLEXÃO E CRITICIDADE A PARTIR DE LEITURAS DE ANIMAÇÕES NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111936
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4366
    "inscrito_id" => 12864
    "titulo" => "RELAÇÕES DIALÓGICAS E ENSINO: REFLEXÃO E CRITICIDADE A PARTIR DE LEITURAS DE ANIMAÇÕES NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo analisar o trabalho realizado a partir da leitura de uma animação que aborda temas como a educação escolar. O estudo foi conduzido como uma atividade reflexiva em aulas de Língua Portuguesa, envolvendo duas turmas do sétimo ano de uma escola municipal do estado da Paraíba. O objeto de análise foi a animação “Charlie Brown - Tirar boas notas - A escola doutrinadora e sem sentido”. A partir dessa animação, investigou-se como os alunos reconheceram e analisaram as relações dialógicas e de sentido presentes na obra. A pesquisa insere-se no paradigma de base qualitativa e de natureza interpretativa, uma vez que se foca em interpretar fenômenos sociais inseridos em um dado contexto por meio de práticas discursivas (Bortoni-Ricardo, 2008). A base teórica desta pesquisa é multifacetada, situando-se no escopo da Linguística Aplicada (LA), dada a sua relevância para a resolução de problemas relacionados ao ensino e à aprendizagem de línguas, e na Teorias Dialógicas da Linguagem, fundamentada nas contribuições de Bakhtin e o Círculo (Bakhtin, 2005; Volóchinov, 2017; Medviédev, 2012), especialmente no que se refere às relações dialógicas. Os resultados apontaram para a importância de trabalhar a leitura de textos como animações, que permitem aos alunos identificar as múltiplas relações dialógicas presentes. Além disso, demonstraram a possibilidade de aguçar a criticidade dos estudantes por meio da leitura de animações nas aulas de Língua Portuguesa, contribuindo de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12864_TB4366_15052024181342.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EWERTON LUCAS DE MELO MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "EWERTON MARQUES"
    "autor_email" => "ewertonlucas.marques@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111936
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4366
    "inscrito_id" => 12864
    "titulo" => "RELAÇÕES DIALÓGICAS E ENSINO: REFLEXÃO E CRITICIDADE A PARTIR DE LEITURAS DE ANIMAÇÕES NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo analisar o trabalho realizado a partir da leitura de uma animação que aborda temas como a educação escolar. O estudo foi conduzido como uma atividade reflexiva em aulas de Língua Portuguesa, envolvendo duas turmas do sétimo ano de uma escola municipal do estado da Paraíba. O objeto de análise foi a animação “Charlie Brown - Tirar boas notas - A escola doutrinadora e sem sentido”. A partir dessa animação, investigou-se como os alunos reconheceram e analisaram as relações dialógicas e de sentido presentes na obra. A pesquisa insere-se no paradigma de base qualitativa e de natureza interpretativa, uma vez que se foca em interpretar fenômenos sociais inseridos em um dado contexto por meio de práticas discursivas (Bortoni-Ricardo, 2008). A base teórica desta pesquisa é multifacetada, situando-se no escopo da Linguística Aplicada (LA), dada a sua relevância para a resolução de problemas relacionados ao ensino e à aprendizagem de línguas, e na Teorias Dialógicas da Linguagem, fundamentada nas contribuições de Bakhtin e o Círculo (Bakhtin, 2005; Volóchinov, 2017; Medviédev, 2012), especialmente no que se refere às relações dialógicas. Os resultados apontaram para a importância de trabalhar a leitura de textos como animações, que permitem aos alunos identificar as múltiplas relações dialógicas presentes. Além disso, demonstraram a possibilidade de aguçar a criticidade dos estudantes por meio da leitura de animações nas aulas de Língua Portuguesa, contribuindo de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12864_TB4366_15052024181342.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EWERTON LUCAS DE MELO MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "EWERTON MARQUES"
    "autor_email" => "ewertonlucas.marques@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o trabalho realizado a partir da leitura de uma animação que aborda temas como a educação escolar. O estudo foi conduzido como uma atividade reflexiva em aulas de Língua Portuguesa, envolvendo duas turmas do sétimo ano de uma escola municipal do estado da Paraíba. O objeto de análise foi a animação “Charlie Brown - Tirar boas notas - A escola doutrinadora e sem sentido”. A partir dessa animação, investigou-se como os alunos reconheceram e analisaram as relações dialógicas e de sentido presentes na obra. A pesquisa insere-se no paradigma de base qualitativa e de natureza interpretativa, uma vez que se foca em interpretar fenômenos sociais inseridos em um dado contexto por meio de práticas discursivas (Bortoni-Ricardo, 2008). A base teórica desta pesquisa é multifacetada, situando-se no escopo da Linguística Aplicada (LA), dada a sua relevância para a resolução de problemas relacionados ao ensino e à aprendizagem de línguas, e na Teorias Dialógicas da Linguagem, fundamentada nas contribuições de Bakhtin e o Círculo (Bakhtin, 2005; Volóchinov, 2017; Medviédev, 2012), especialmente no que se refere às relações dialógicas. Os resultados apontaram para a importância de trabalhar a leitura de textos como animações, que permitem aos alunos identificar as múltiplas relações dialógicas presentes. Além disso, demonstraram a possibilidade de aguçar a criticidade dos estudantes por meio da leitura de animações nas aulas de Língua Portuguesa, contribuindo de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.