O pedagogo em sua formação inicial enfrenta muitos desafios ao se deparar com o ensino de Matemática, tanto em relação a sua formação matemática, quanto na sua didática, o que faz com que ele não se reconheça como professor de Matemática dos anos iniciais. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é analisar de que modo a formação inicial do pedagogo no ensino de Matemática subsidia a construção da sua identidade como professor de Matemática. Metodologicamente, a pesquisa é participante, exploratória e tem abordagem qualitativa. A investigação foi realizada na disciplina de Ensino de Matemática do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), no semestre 2021.2, que foi ministrada remotamente a partir de aulas assíncronas com fóruns e outras atividades e síncronas, por web conferência via Google Meet, amparada pelo ambiente virtual disponibilizado na plataforma SIGAA. Constatou-se que durante a sua formação inicial, aos poucos, ele começa a se reconhecer como professor de Matemática, mas isso depende da forma como ela é apresentada a esse estudante, sem lhe causar aversão, de forma atrativa e reflexiva. Concluiu-se que a formação inicial no ensino de Matemática, proporcionou aos estudantes do curso de Pedagogia da UFC, ao longo da disciplina, os conhecimentos e saberes necessários ao seu exercício como professor de Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental, porém a plena constituição dessa identidade só se dará a partir do exercício da docência com o amadurecimento das suas práticas pedagógicas, pois ele continuará sempre em formação.