O artigo apresenta uma discussão em torno da Prática como Componente Curricular (PCC) nos cursos de licenciatura, como ação do Projeto de Extensão Sequência Didática para a Prática como Componente Curricular na escola básica de Iguatu-Ceará. Assim, tem-se como objetivo compreender a concepção dos docentes de Ciências Biológicas, Física e Pedagogia sobre a PCC na formação de professores. Este estudo, de abordagem qualitativa, tem no seu percurso metodológico a coleta de dados junto aos docentes da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu, campus da Universidade Estadual do Ceará, lócus em que realizamos o projeto, com aplicação de uma enquete elaborada na plataforma Google Forms, composta por três questões subjetivas, que possibilitaram analisar como os docentes concebem a PCC, a importância atribuída a esta prática em suas disciplinas e como é proposta nas suas aulas. De modo geral, os resultados mostram que os professores detêm um certo conhecimento acerca da PCC, porém ao serem analisados especificamente por curso, nota-se divergências tanto conceituais a respeito da PCC, quanto da prática de ensino por parte do licenciando, bem como da importância que essa prática tem para a sua formação, sendo de certa forma constatada no modo como propõem em sala de aula durante as disciplinas.