APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E EXPERIMENTAÇÃO: VIVÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM LABORATÓRIOS DE PESQUISA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114035 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7344 "inscrito_id" => 17373 "titulo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E EXPERIMENTAÇÃO: VIVÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM LABORATÓRIOS DE PESQUISA" "resumo" => "Em um contexto de crescente cenário de desinformação, sensacionalismo e fake news, urge a necessidade de aprendizagens significativas desde os anos iniciais do Ensino Fundamental I, no intuito de garantir uma formação crítica e dialogada. Nesse sentido, a experimentação em laboratórios de pesquisa desde esse nível de escolaridade é fundamental, uma vez que ela quebra a rotina, leva os estudantes para fora de sala de aula, permite o uso de materiais diferentes e integra prática aos estudos teóricos. Isso aproveita e aguça a curiosidade inerente a essa faixa etária, sendo fundamental para uma formação integral. Este trabalho é um relato de experiência descritivo que visa compartilhar as vivências de turmas do Ensino Fundamental I em laboratórios de pesquisa. O objetivo é apresentar possibilidades dessa integração para discentes e docentes através da sequência de aulas implementadas. O trabalho foi realizado no segundo semestre de 2023, em colaboração com estagiárias, sob orientação do professor responsável, e com o apoio das professoras e auxiliares das turmas do 2º ano do Ensino Fundamental I em um Colégio de Aplicação na cidade do Rio de Janeiro. A sequência contou com 4 aulas de duração variável (25-50 min) feitas no turno da manhã. A primeira abordou um tema diferente do que estava sendo visto em sala de aula - insetos, para possibilitar o uso do microscópio simples. Já as outras 3 focaram em um encadeamento do tema das aulas teóricas - sistema digestório, a fim de torná-lo mais atraente. Como forma de avaliação, as professoras regentes fizeram atividades em sala sobre o que os alunos haviam visto no laboratório. A cada aula os alunos chegavam mais entusiasmados e com muitas perguntas pertinentes e surpreendentes para idade, o que revela a importância dessa aproximação dos alunos com os laboratórios de pesquisa desde o momento inicial de sua formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17373_TB7344_25102024203022.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AÍRES VANESSA CAVALCANTE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "AÍRES" "autor_email" => "airesvanessacavalcante@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114035 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7344 "inscrito_id" => 17373 "titulo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E EXPERIMENTAÇÃO: VIVÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM LABORATÓRIOS DE PESQUISA" "resumo" => "Em um contexto de crescente cenário de desinformação, sensacionalismo e fake news, urge a necessidade de aprendizagens significativas desde os anos iniciais do Ensino Fundamental I, no intuito de garantir uma formação crítica e dialogada. Nesse sentido, a experimentação em laboratórios de pesquisa desde esse nível de escolaridade é fundamental, uma vez que ela quebra a rotina, leva os estudantes para fora de sala de aula, permite o uso de materiais diferentes e integra prática aos estudos teóricos. Isso aproveita e aguça a curiosidade inerente a essa faixa etária, sendo fundamental para uma formação integral. Este trabalho é um relato de experiência descritivo que visa compartilhar as vivências de turmas do Ensino Fundamental I em laboratórios de pesquisa. O objetivo é apresentar possibilidades dessa integração para discentes e docentes através da sequência de aulas implementadas. O trabalho foi realizado no segundo semestre de 2023, em colaboração com estagiárias, sob orientação do professor responsável, e com o apoio das professoras e auxiliares das turmas do 2º ano do Ensino Fundamental I em um Colégio de Aplicação na cidade do Rio de Janeiro. A sequência contou com 4 aulas de duração variável (25-50 min) feitas no turno da manhã. A primeira abordou um tema diferente do que estava sendo visto em sala de aula - insetos, para possibilitar o uso do microscópio simples. Já as outras 3 focaram em um encadeamento do tema das aulas teóricas - sistema digestório, a fim de torná-lo mais atraente. Como forma de avaliação, as professoras regentes fizeram atividades em sala sobre o que os alunos haviam visto no laboratório. A cada aula os alunos chegavam mais entusiasmados e com muitas perguntas pertinentes e surpreendentes para idade, o que revela a importância dessa aproximação dos alunos com os laboratórios de pesquisa desde o momento inicial de sua formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17373_TB7344_25102024203022.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AÍRES VANESSA CAVALCANTE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "AÍRES" "autor_email" => "airesvanessacavalcante@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }