O TRABALHO DOCENTE E O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS EXITOSAS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE MUNICPAL DE ENSINO DE CASTANHAL-PA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109062 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 290 "inscrito_id" => 3334 "titulo" => "O TRABALHO DOCENTE E O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS EXITOSAS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE MUNICPAL DE ENSINO DE CASTANHAL-PA" "resumo" => "A Educação Inclusiva emerge no contexto mundial como um movimento que reivindica o direito de que a Educação dessa parcela da população aconteça em espaços educacionais regulares; uma luta para que todos os sujeitos tenham o direito de conviver e aprender no mesmo espaço, uns com os outros, não apenas numa perspectiva inclusiva no sentido de estar junto, mas de usufruir dos mesmos direitos de aprendizagem. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é o de analisar as contribuições do trabalho docente nas escolas públicas de Castanhal – PA, a partir das diferentes propostas educativas, a partir dos projetos pedagógicos desenvolvidos pelo corpo docente da Rede Municipal de Ensino, afim de apresentar práticas para o fortalecimento da educação inclusiva nas unidades educativas. A pesquisa é de cunho qualitativo exploratório, por meio da Revisão da Literatura e da Pesquisa Documental conforme trata Cellard (2008) e Bortoni-Ricardo (2009), pois ao tratarmos de educação inclusiva no país, entende-se que esta educação deva buscar a efetivação de um ambiente seguro, diverso, e sobretudo, acessível e igualitário para toda criança, tendo como base, os direitos assegurados pela Constituição Federal (Brasil, 1988) e demais legislações vigentes no Brasil. Assim, foram visitadas cinco escolas da RME de Castanhal como lócus da pesquisa, em diálogo com o referencial teórico: Mantoan (2003), Pimenta (2008) e Paulo Freire (1997)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3334_TB290_27102024235724.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO SERGIO ANJOS DOS REIS" "autor_nome_curto" => "PAULO REIS" "autor_email" => "pauloreisp9066@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109062 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 290 "inscrito_id" => 3334 "titulo" => "O TRABALHO DOCENTE E O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS EXITOSAS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE MUNICPAL DE ENSINO DE CASTANHAL-PA" "resumo" => "A Educação Inclusiva emerge no contexto mundial como um movimento que reivindica o direito de que a Educação dessa parcela da população aconteça em espaços educacionais regulares; uma luta para que todos os sujeitos tenham o direito de conviver e aprender no mesmo espaço, uns com os outros, não apenas numa perspectiva inclusiva no sentido de estar junto, mas de usufruir dos mesmos direitos de aprendizagem. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é o de analisar as contribuições do trabalho docente nas escolas públicas de Castanhal – PA, a partir das diferentes propostas educativas, a partir dos projetos pedagógicos desenvolvidos pelo corpo docente da Rede Municipal de Ensino, afim de apresentar práticas para o fortalecimento da educação inclusiva nas unidades educativas. A pesquisa é de cunho qualitativo exploratório, por meio da Revisão da Literatura e da Pesquisa Documental conforme trata Cellard (2008) e Bortoni-Ricardo (2009), pois ao tratarmos de educação inclusiva no país, entende-se que esta educação deva buscar a efetivação de um ambiente seguro, diverso, e sobretudo, acessível e igualitário para toda criança, tendo como base, os direitos assegurados pela Constituição Federal (Brasil, 1988) e demais legislações vigentes no Brasil. Assim, foram visitadas cinco escolas da RME de Castanhal como lócus da pesquisa, em diálogo com o referencial teórico: Mantoan (2003), Pimenta (2008) e Paulo Freire (1997)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3334_TB290_27102024235724.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO SERGIO ANJOS DOS REIS" "autor_nome_curto" => "PAULO REIS" "autor_email" => "pauloreisp9066@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }