Levando em consideração a diversidade humana, rica em ações, expressões, forma de ser e estar no mundo, a exemplo de crianças autistas, surge a necessidade dos professores mudarem suas práticas pedagógicas para que atendam a perspectiva da educação inclusiva. Esse texto foi elaborado com base em uma pesquisa bibliográfica, com levantamento de artigos dos últimos cinco anos nos periódicos da CAPES. Os descritores utilizados foram Desenho Universal para Aprendizagem, Educação Inclusiva e Autismo, no resultado da busca foram selecionado três produções de pesquisadores que abordam a temática. O objetivo foi refletir sobre a utilização do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como contribuição nas práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva na educação infantil, visando também a eliminação dos desafios que os professores enfrentam quanto ao atendimento das especificidades das crianças autistas nesse contexto. Partindo desses estudos, foi possível compreender que, ao organizar o ensino levando em consideração o DUA, é possível atender as especificidades e múltiplas possibilidades de aprendizagem da criança autista, pois o docente atende a diversidade de todos, crianças com ou sem deficiência. Os estudos basilares que contribuíram para o desenvolvimento da temática abordada, apontaram que há possibilidade de aplicar o DUA desde a educação infantil. Conclui-se que as estratégias pautadas nas diretrizes do DUA demonstram-se como fortalecedora no desenvolvimento de práticas pedagógicas que valorizam e respeitam as diversidades humana