FORMAÇÃO DE LEITORES E MULTILETRAMENTO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110305 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2035 "inscrito_id" => 10050 "titulo" => "FORMAÇÃO DE LEITORES E MULTILETRAMENTO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA" "resumo" => "No cenário contemporâneo, a formação de leitores e o multiletramento emergem como questões centrais na educação, dadas as rápidas mudanças no ambiente informacional. A capacidade de compreender e interpretar uma variedade de textos e mídias é essencial para a participação ativa na sociedade. Este artigo discute a relevância da formação de leitores e multiletramento na educação contemporânea, enfatizando sua importância no contexto social atual. Além disso, destaca-se a justificativa da relevância desses temas, ressaltando a necessidade de preparar os indivíduos para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais conectado e diversificado, onde a habilidade de navegar criticamente por uma miríade de informações é essencial para o pleno engajamento crítico e social. Por meio de uma revisão bibliográfica qualitativa, o estudo contextualiza os conceitos de alfabetização, letramento e multiletramento, com base nas contribuições de renomados teóricos como Paulo Freire (2011), Emília Ferreiro (2011), Magda Soares (2009), Brian Street (2014), Kleiman (2016) e Lenharo (2021), entre outros. Os resultados da pesquisa demonstram a complexidade desses conceitos e sua aplicabilidade em diferentes contextos culturais e sociais, destacando a necessidade de uma abordagem plural e multifacetada no ensino da língua portuguesa. Conclui-se que a formação de leitores e multiletramento são fundamentais para o pleno engajamento dos indivíduos na sociedade contemporânea, promovendo não apenas a participação ativa, mas também o pensamento crítico e a cidadania informada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10050_TB2035_28102024224633.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO ALCINDO PEREIRA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "DIEGO" "autor_email" => "diegoalcindo03@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110305 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2035 "inscrito_id" => 10050 "titulo" => "FORMAÇÃO DE LEITORES E MULTILETRAMENTO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA" "resumo" => "No cenário contemporâneo, a formação de leitores e o multiletramento emergem como questões centrais na educação, dadas as rápidas mudanças no ambiente informacional. A capacidade de compreender e interpretar uma variedade de textos e mídias é essencial para a participação ativa na sociedade. Este artigo discute a relevância da formação de leitores e multiletramento na educação contemporânea, enfatizando sua importância no contexto social atual. Além disso, destaca-se a justificativa da relevância desses temas, ressaltando a necessidade de preparar os indivíduos para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais conectado e diversificado, onde a habilidade de navegar criticamente por uma miríade de informações é essencial para o pleno engajamento crítico e social. Por meio de uma revisão bibliográfica qualitativa, o estudo contextualiza os conceitos de alfabetização, letramento e multiletramento, com base nas contribuições de renomados teóricos como Paulo Freire (2011), Emília Ferreiro (2011), Magda Soares (2009), Brian Street (2014), Kleiman (2016) e Lenharo (2021), entre outros. Os resultados da pesquisa demonstram a complexidade desses conceitos e sua aplicabilidade em diferentes contextos culturais e sociais, destacando a necessidade de uma abordagem plural e multifacetada no ensino da língua portuguesa. Conclui-se que a formação de leitores e multiletramento são fundamentais para o pleno engajamento dos indivíduos na sociedade contemporânea, promovendo não apenas a participação ativa, mas também o pensamento crítico e a cidadania informada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10050_TB2035_28102024224633.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO ALCINDO PEREIRA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "DIEGO" "autor_email" => "diegoalcindo03@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }