O presente artigo tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores de educação física nos dias atuais. Quando se trata de prática docente sempre e um assunto que envolve concepções, formações e valores. A qualidade do ensino nas aulas de educação física está atrelada as condições de trabalho, a valorização da disciplina e do professor. A precarização das estruturas físicas a escassez de materiais específicos, tem sido tema de inúmeras pesquisas e discussões em nosso país, haja vista que a cada ano há um crescente número de estudiosos preocupados com este cenário. A metodologia utilizada neste artigo e uma revisão de literatura numa abordagem qualitativa. O estudo se discute aporte teórico nas abordagens de Subirats (2008), Pirolo (2005), Souza (2006), Canestraro (2009), Albuquerque (2009). Os dados foram analisados de forma qualitativa e sistematizada, levando em consideração as informações obtidas através das fontes utilizadas na pesquisa. Este estudo mostrou que vários fatores interferem no ensino de qualidade por parte dos professores de educação física, sendo eles a precarização do ambiente escolar, falta de matérias, a desvalorização da disciplina e do professor e apontou algumas questões que poderão vim a ser alvo de estudos futuros, sendo eles a falta de experiência e a falta de interesse dos alunos. Estes dados apontam aos futuros professores de educação física que devem se precaver e buscar alternativas que possibilitem auxilia-los a superar as dificuldades que irão enfrentar no exercício de sua profissão.