O presente artigo é parte de uma pesquisa de Doutorado em andamento do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS, associada à linha de pesquisa “Processos formativos, práticas educativas, diferenças”. Tem como foco a análise da formação de professores proposta pelo Programa MS Alfabetiza - Todos pela Alfabetização da Criança. A fundamentação teórica ancora-se na teoria Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica, com base no materialismo histórico-dialético. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e utiliza a metodologia do Estado do Conhecimento, com mapeamento de Teses e Dissertações, levantamento de concepções teóricas, avaliação dos módulos da formação presencial do programa, análise das atividades da coletânea disponibilizada aos professores participantes do programa, análise da avaliação realizada com os alunos do 2º ano, políticas educacionais de alfabetização e documentos oficiais que norteiam o funcionamento do programa. O objetivo deste artigo é analisar a formação continuada do Módulo I do referido Programa. Há um caminho teórico a ser percorrido para que o professor compreenda a prática como consequência da teoria. Dentre as variadas situações de reflexões com os professores, é relevante discutir sobre os prejuízos ao ensino e à aprendizagem proporcionados pelo contexto pandêmico. O Programa é um indicativo de possibilidades de recompor tais prejuízos, diante de sua configuração. É de suma importância que o professor, por meio da formação continuada, logre reconhecer o ensino sistematizado como um dos instrumentos possíveis de transformação na formação de crianças em processo de alfabetização.