O REFLEXO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CIÊNCIAS HUMANAS E CIÊNCIAS DA NATUREZA NO FAZER DIDÁTICO EM SALA DE AULA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112480 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5128 "inscrito_id" => 14931 "titulo" => "O REFLEXO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CIÊNCIAS HUMANAS E CIÊNCIAS DA NATUREZA NO FAZER DIDÁTICO EM SALA DE AULA" "resumo" => "A Rede Municipal de Ensino de Horizonte - CE vem realizando processos de formação continuada com professores como estratégia de qualificação dos docentes de diferentes componentes curriculares e segmentos educacionais, assim como prática voltada ao fortalecimento do processo de desenvolvimento das aprendizagens em sala de aula. No tocante aos componentes curriculares de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza dos Anos Finais de Ensino Fundamental, o processo formativo tem buscado promover momentos de estudos e vivências voltadas à reflexão e à realização de oficinas procedimentais objetivando oferecer aos docentes estratégias diferenciadas para a construção de conhecimentos com o corpo discente, propondo a realização de metodologias lúdicas e experiências concretas que oportunizem a criação de sentido concernente ao conteúdo didático trabalhado em sala de aula e o cotidiano da realidade social em que os estudantes estão inseridos. A proposta consiste na apresentação de metodologias ativas, conceitos e práticas durante o processo formativo, dos quais os(as) docentes têm a oportunidade de experienciar ativamente as propostas, percebendo o potencial das mesmas para tornar a aprendizagem mais significativa e atraente aos estudantes das turmas de 6º ao 9º ano. Durante os momentos de vivências, os(as) docentes têm a possibilidade de analisar como as metodologias podem ser desenvolvidas, observando as etapas e o tempo para a realização das mesmas e a abertura de diálogo entre seus pares, momentos nos quais há troca de experiências e são percebidas as possibilidades para aplicação prática na realidade de cada escola. O processo baseia-se na proposta da Base Nacional Comum Curricular voltado à organização de um ensino que oportunize levar em consideração inteligências múltiplas para a construção de conceitos com os discentes, valorizando sua inteligência cultural, aproximando as habilidades e conteúdos à sua efetivação prática, trazendo um novo significado ao processo educacional realizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14931_TB5128_23052024144230.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ IVALDO MENDES ROCHA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "IVALDO" "autor_email" => "ivaldimhcaba@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112480 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5128 "inscrito_id" => 14931 "titulo" => "O REFLEXO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CIÊNCIAS HUMANAS E CIÊNCIAS DA NATUREZA NO FAZER DIDÁTICO EM SALA DE AULA" "resumo" => "A Rede Municipal de Ensino de Horizonte - CE vem realizando processos de formação continuada com professores como estratégia de qualificação dos docentes de diferentes componentes curriculares e segmentos educacionais, assim como prática voltada ao fortalecimento do processo de desenvolvimento das aprendizagens em sala de aula. No tocante aos componentes curriculares de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza dos Anos Finais de Ensino Fundamental, o processo formativo tem buscado promover momentos de estudos e vivências voltadas à reflexão e à realização de oficinas procedimentais objetivando oferecer aos docentes estratégias diferenciadas para a construção de conhecimentos com o corpo discente, propondo a realização de metodologias lúdicas e experiências concretas que oportunizem a criação de sentido concernente ao conteúdo didático trabalhado em sala de aula e o cotidiano da realidade social em que os estudantes estão inseridos. A proposta consiste na apresentação de metodologias ativas, conceitos e práticas durante o processo formativo, dos quais os(as) docentes têm a oportunidade de experienciar ativamente as propostas, percebendo o potencial das mesmas para tornar a aprendizagem mais significativa e atraente aos estudantes das turmas de 6º ao 9º ano. Durante os momentos de vivências, os(as) docentes têm a possibilidade de analisar como as metodologias podem ser desenvolvidas, observando as etapas e o tempo para a realização das mesmas e a abertura de diálogo entre seus pares, momentos nos quais há troca de experiências e são percebidas as possibilidades para aplicação prática na realidade de cada escola. O processo baseia-se na proposta da Base Nacional Comum Curricular voltado à organização de um ensino que oportunize levar em consideração inteligências múltiplas para a construção de conceitos com os discentes, valorizando sua inteligência cultural, aproximando as habilidades e conteúdos à sua efetivação prática, trazendo um novo significado ao processo educacional realizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14931_TB5128_23052024144230.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ IVALDO MENDES ROCHA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "IVALDO" "autor_email" => "ivaldimhcaba@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }