Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O REFLEXO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CIÊNCIAS HUMANAS E CIÊNCIAS DA NATUREZA NO FAZER DIDÁTICO EM SALA DE AULA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Rede Municipal de Ensino de Horizonte - CE vem realizando processos de formação continuada com professores como estratégia de qualificação dos docentes de diferentes componentes curriculares e segmentos educacionais, assim como prática voltada ao fortalecimento do processo de desenvolvimento das aprendizagens em sala de aula. No tocante aos componentes curriculares de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza dos Anos Finais de Ensino Fundamental, o processo formativo tem buscado promover momentos de estudos e vivências voltadas à reflexão e à realização de oficinas procedimentais objetivando oferecer aos docentes estratégias diferenciadas para a construção de conhecimentos com o corpo discente, propondo a realização de metodologias lúdicas e experiências concretas que oportunizem a criação de sentido concernente ao conteúdo didático trabalhado em sala de aula e o cotidiano da realidade social em que os estudantes estão inseridos. A proposta consiste na apresentação de metodologias ativas, conceitos e práticas durante o processo formativo, dos quais os(as) docentes têm a oportunidade de experienciar ativamente as propostas, percebendo o potencial das mesmas para tornar a aprendizagem mais significativa e atraente aos estudantes das turmas de 6º ao 9º ano. Durante os momentos de vivências, os(as) docentes têm a possibilidade de analisar como as metodologias podem ser desenvolvidas, observando as etapas e o tempo para a realização das mesmas e a abertura de diálogo entre seus pares, momentos nos quais há troca de experiências e são percebidas as possibilidades para aplicação prática na realidade de cada escola. O processo baseia-se na proposta da Base Nacional Comum Curricular voltado à organização de um ensino que oportunize levar em consideração inteligências múltiplas para a construção de conceitos com os discentes, valorizando sua inteligência cultural, aproximando as habilidades e conteúdos à sua efetivação prática, trazendo um novo significado ao processo educacional realizado.

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