O ensino integral tem como premissa a Educação completa, em que a escola deve ser um espaço de formação integral do aluno, e não apenas de desenvolvimento compreensão conhecimentos curriculares, mas também, no que tange aos aspectos socioculturais, físicos e emocionais dos estudantes. Nesse novo cenário educacional, no currículo escolar do município de Campos Sales encontra-se inserido o componente Imersão em Língua Portuguesa. Diante disso, emerge a problemática: os docentes que lecionam o mencionado componente estão formados e recebendo o suporte didático-pedagógico necessário para o desenvolvimento de suas práticas? Esta pesquisa objetivou investigar as contribuições do Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC Integral) para a formação dos professores de Imersão em Língua Portuguesa, no processo de implementação do ensino integral no município de Campos Sales – Ceará. O arcabouço teórico deste estudo fundamenta-se em Nóvoa (1992), Imbernón (2009) e Saviani (2009). Quanto a abordagem, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, do tipo de campo e exploratória, adotando como técnica para coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Os resultados parciais deste estudo evidenciam que o Programa de Aprendizagem na Idade Certa (PAIC Integral) colaborou no que concerne ao direcionamento de carga horária a ser cumprida pelos professores de imersão em Língua Portuguesa, bem como na inserção do componente em documento normativo e, além disso, subsidiou os docentes no que se refere à formação continuada e ao planejamento pedagógico.