Este estudo objetiva trazer o filme “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos (2020), à cena dos multiletramentos, como fonte de leituras sobre o racismo estrutural e o negro no cinema. Assim, empreendeu-se uma pesquisa bibliográfica fundamentada, principalmente, em Cazden et al. (2021), Napolitano (2018), Pinheiro (2023), Almeida (2019), Fanon (2021), hooks (2019), Ribeiro (2019), Aumont e Marie (2010), Carrière (2015) e Carvalho (2005; 2022), entre outros. A análise do filme focou na leitura de fotogramas e na interpretação do discurso narrativo. Para facilitar a inclusão do filme nas escolas, elaborou-se uma sequência didática de multiletramento para o Ensino Médio. Como resultado, demonstrou-se que “Medida Provisória” promove a autorrecuperação política da negritude porque recria memórias do racismo colonial e enfatiza o amor à negritude como afeto político, corroborando, dessa maneira, com a conclusão de que o cinema negro é uma importante fonte de reflexões-críticas no âmbito educacional.