PRÁTICAS AVALIATIVAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112790 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5568 "inscrito_id" => 15555 "titulo" => "PRÁTICAS AVALIATIVAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "A avaliação da aprendizagem tem sido amplamente discutida e debatida no cenário educacional e, principalmente nas práticas docentes. Compreender as diversas modalidades de avaliação que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem é um grande desafio dos educadores em vários níveis no contexto educacional. Nesse sentido, pouco é adotado o termo “avaliação” nas escolas, normalmente é substituído por provas/exames, na qual essa prática distorce o ato de avaliar. Diante disso o presente estudo tem por objetivo analisar as percepções das práticas avaliativas de 18 professores que atuam nas escolas públicas do município de Bom Jesus-PI. Parte-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa sustentata nos estudos de Chizzotti 2008-2011. Ludke e André (1996) Mynaio (2001), dentre outros., e como estratégia de investigação e coleta de dados, a entrevista. A partir da leitura e releitura dos dados coletados, foi possível levantar três categorias de análises. Primeira categoria: Concepções dos professores de Ciências sobre o processo avaliativo. Segunda categoria: Percalços da avaliação da aprendizagem na percepção dos professores entrevistados; e a terceira categoria: Formas de avaliar dos professores entrevistados. Foi possível evidenciar com os resultados que, se consideramos todos os aspectos da avaliação (deveres, objetivos, etc.), e a evidência do aprendizado, reduzimos muito os riscos de avaliar de forma errônea e muitas vezes até tendenciosa, pois a avaliação deve ser um processo de aprendizado contínuo para os diferentes atores envolvidos nela." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15555_TB5568_01102024140234.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILIA BEATRIZ FERREIRA ABDULMASSIH" "autor_nome_curto" => "MARILIA" "autor_email" => "mariliaabdulmassih@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112790 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5568 "inscrito_id" => 15555 "titulo" => "PRÁTICAS AVALIATIVAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "A avaliação da aprendizagem tem sido amplamente discutida e debatida no cenário educacional e, principalmente nas práticas docentes. Compreender as diversas modalidades de avaliação que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem é um grande desafio dos educadores em vários níveis no contexto educacional. Nesse sentido, pouco é adotado o termo “avaliação” nas escolas, normalmente é substituído por provas/exames, na qual essa prática distorce o ato de avaliar. Diante disso o presente estudo tem por objetivo analisar as percepções das práticas avaliativas de 18 professores que atuam nas escolas públicas do município de Bom Jesus-PI. Parte-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa sustentata nos estudos de Chizzotti 2008-2011. Ludke e André (1996) Mynaio (2001), dentre outros., e como estratégia de investigação e coleta de dados, a entrevista. A partir da leitura e releitura dos dados coletados, foi possível levantar três categorias de análises. Primeira categoria: Concepções dos professores de Ciências sobre o processo avaliativo. Segunda categoria: Percalços da avaliação da aprendizagem na percepção dos professores entrevistados; e a terceira categoria: Formas de avaliar dos professores entrevistados. Foi possível evidenciar com os resultados que, se consideramos todos os aspectos da avaliação (deveres, objetivos, etc.), e a evidência do aprendizado, reduzimos muito os riscos de avaliar de forma errônea e muitas vezes até tendenciosa, pois a avaliação deve ser um processo de aprendizado contínuo para os diferentes atores envolvidos nela." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15555_TB5568_01102024140234.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILIA BEATRIZ FERREIRA ABDULMASSIH" "autor_nome_curto" => "MARILIA" "autor_email" => "mariliaabdulmassih@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }