DESAFIOS PEDAGÓGICOS DA PRÁTICA DOCENTE NA ERA DIGITAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114798 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8466 "inscrito_id" => 8011 "titulo" => "DESAFIOS PEDAGÓGICOS DA PRÁTICA DOCENTE NA ERA DIGITAL" "resumo" => "A era digital transformou o cenário educacional, e trouxe muitas oportunidades e muitos desafios para a prática docente. Nesta perspectiva, este trabalho examina os principais desafios pedagógicos enfrentados pelos professores na integração de tecnologias digitais em suas práticas de ensino. Com base em uma revisão bibliográfica e na prática docente no ensino superior, são exploradas as dificuldades de adaptação, o desenvolvimento de novas competências e a gestão do ambiente de aprendizagem digital. A rápida evolução tecnológica exige que os professores estejam continuamente atualizados, o que representa um desafio em termos de formação e desenvolvimento profissional. A carência de recursos tecnológicos adequados e de infraestrutura nas escolas também dificulta a implementação eficaz de práticas pedagógicas digitais. Além disso, os educadores enfrentam a necessidade de desenvolver competências digitais avançadas, que vão além do uso básico de ferramentas tecnológicas, englobando a capacidade de criar conteúdos digitais, utilizar plataformas de ensino online e aplicar metodologias de ensino híbrido. Outro desafio significativo é a gestão do ambiente de aprendizagem digital, que requer novas estratégias de engajamento e interação com os alunos. A diversidade de habilidades digitais entre os alunos também apresenta dificuldades, exigindo que os professores adaptem suas abordagens para atender às diferentes necessidades. Os resultados deste estudo indicam que a superação desses desafios passa por uma formação continuada eficaz, que ofereça aos professores o conhecimento técnico e metodologias pedagógicas inovadoras. Políticas educacionais que promovam o acesso igualitário a recursos tecnológicos e o suporte técnico contínuo são essenciais. Conclui-se que, embora a era digital traga desafios complexos para a prática docente, ela também oferece a oportunidade de enriquecer o processo educativo, desde que os professores recebam o apoio e a formação necessários para navegar neste novo cenário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8011_TB8466_27102024144107.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSELITO SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOSELITO" "autor_email" => "jslito2012@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114798 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8466 "inscrito_id" => 8011 "titulo" => "DESAFIOS PEDAGÓGICOS DA PRÁTICA DOCENTE NA ERA DIGITAL" "resumo" => "A era digital transformou o cenário educacional, e trouxe muitas oportunidades e muitos desafios para a prática docente. Nesta perspectiva, este trabalho examina os principais desafios pedagógicos enfrentados pelos professores na integração de tecnologias digitais em suas práticas de ensino. Com base em uma revisão bibliográfica e na prática docente no ensino superior, são exploradas as dificuldades de adaptação, o desenvolvimento de novas competências e a gestão do ambiente de aprendizagem digital. A rápida evolução tecnológica exige que os professores estejam continuamente atualizados, o que representa um desafio em termos de formação e desenvolvimento profissional. A carência de recursos tecnológicos adequados e de infraestrutura nas escolas também dificulta a implementação eficaz de práticas pedagógicas digitais. Além disso, os educadores enfrentam a necessidade de desenvolver competências digitais avançadas, que vão além do uso básico de ferramentas tecnológicas, englobando a capacidade de criar conteúdos digitais, utilizar plataformas de ensino online e aplicar metodologias de ensino híbrido. Outro desafio significativo é a gestão do ambiente de aprendizagem digital, que requer novas estratégias de engajamento e interação com os alunos. A diversidade de habilidades digitais entre os alunos também apresenta dificuldades, exigindo que os professores adaptem suas abordagens para atender às diferentes necessidades. Os resultados deste estudo indicam que a superação desses desafios passa por uma formação continuada eficaz, que ofereça aos professores o conhecimento técnico e metodologias pedagógicas inovadoras. Políticas educacionais que promovam o acesso igualitário a recursos tecnológicos e o suporte técnico contínuo são essenciais. Conclui-se que, embora a era digital traga desafios complexos para a prática docente, ela também oferece a oportunidade de enriquecer o processo educativo, desde que os professores recebam o apoio e a formação necessários para navegar neste novo cenário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8011_TB8466_27102024144107.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSELITO SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOSELITO" "autor_email" => "jslito2012@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }