DO PLANEJAMENTO Á PRÁTICA: A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109425 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 790 "inscrito_id" => 6397 "titulo" => "DO PLANEJAMENTO Á PRÁTICA: A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL." "resumo" => "O presente artigo é um estudo realizado com professores que estão na pratica de sala de aula há mais de oito anos, especificamente no ensino de Educação Infantil na cidade de Parnaíba – PI, tendo como objetivo ressaltar a importância da ludicidade dentro de sala de aula, com foco em uma Pedagogia emancipatória, sócio afetiva de cunho integrativo, levando ao aluno a liberdade de usar a criatividade e de construir as respostas para seus próprios questionamentos, o objetivo desse estudo é desenvolver uma Educação libertadora com foco na aprendizagem curricular, social e emocional. Atualmente a forma de trabalho desenvolvida pelos professores da escola abordada na pesquisa vem respaldando a abordagem pedagógica de Paulo Freire. O “Lúdico” tem sua origem no latim ludus, cujo significado é associado a brincadeira, jogo, divertimento. O lúdico como método pedagógico prioriza a liberdade de expressão e criação. Por meio dessa ferramenta, a criança aprende de uma forma menos rígida, mais tranquila e prazerosa, possibilitando o alcance dos mais diversos níveis do desenvolvimento. Cabe assim, uma estimulação por parte do adulto/professor para a criação de ambiente que favoreça a propagação do desenvolvimento infantil, por intermédio da ludicidade (RIBEIRO 2013, p.1). É necessário ressaltar a importância da valorização aos anos iniciais ajudando no desenvolvimento infantil. Pedagogicamente o lúdico possui liberdade de trabalhar a expressão e a comunicação dos alunos, pois é uma metodologia menos rígida por isto mais prazerosa para se aprender. Através desse método a criança desenvolve sua capacidade de explorar, refletir e imaginar os conteúdos e adquirir conhecimento necessário para uma aprendizagem significativa. As atividades lúdicas são: a essência da infância assim proporciona a interação social, a criatividade e a imaginação da criança contribuindo no processo de ensino aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID6397_TB790_29022024115955.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA VANESSA DA SILVA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "vitoriamonteiropi@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109425 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 790 "inscrito_id" => 6397 "titulo" => "DO PLANEJAMENTO Á PRÁTICA: A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL." "resumo" => "O presente artigo é um estudo realizado com professores que estão na pratica de sala de aula há mais de oito anos, especificamente no ensino de Educação Infantil na cidade de Parnaíba – PI, tendo como objetivo ressaltar a importância da ludicidade dentro de sala de aula, com foco em uma Pedagogia emancipatória, sócio afetiva de cunho integrativo, levando ao aluno a liberdade de usar a criatividade e de construir as respostas para seus próprios questionamentos, o objetivo desse estudo é desenvolver uma Educação libertadora com foco na aprendizagem curricular, social e emocional. Atualmente a forma de trabalho desenvolvida pelos professores da escola abordada na pesquisa vem respaldando a abordagem pedagógica de Paulo Freire. O “Lúdico” tem sua origem no latim ludus, cujo significado é associado a brincadeira, jogo, divertimento. O lúdico como método pedagógico prioriza a liberdade de expressão e criação. Por meio dessa ferramenta, a criança aprende de uma forma menos rígida, mais tranquila e prazerosa, possibilitando o alcance dos mais diversos níveis do desenvolvimento. Cabe assim, uma estimulação por parte do adulto/professor para a criação de ambiente que favoreça a propagação do desenvolvimento infantil, por intermédio da ludicidade (RIBEIRO 2013, p.1). É necessário ressaltar a importância da valorização aos anos iniciais ajudando no desenvolvimento infantil. Pedagogicamente o lúdico possui liberdade de trabalhar a expressão e a comunicação dos alunos, pois é uma metodologia menos rígida por isto mais prazerosa para se aprender. Através desse método a criança desenvolve sua capacidade de explorar, refletir e imaginar os conteúdos e adquirir conhecimento necessário para uma aprendizagem significativa. As atividades lúdicas são: a essência da infância assim proporciona a interação social, a criatividade e a imaginação da criança contribuindo no processo de ensino aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID6397_TB790_29022024115955.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA VANESSA DA SILVA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "vitoriamonteiropi@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }