O presente artigo é um estudo realizado com professores que estão na pratica de sala de aula há mais de oito anos, especificamente no ensino de Educação Infantil na cidade de Parnaíba – PI, tendo como objetivo ressaltar a importância da ludicidade dentro de sala de aula, com foco em uma Pedagogia emancipatória, sócio afetiva de cunho integrativo, levando ao aluno a liberdade de usar a criatividade e de construir as respostas para seus próprios questionamentos, o objetivo desse estudo é desenvolver uma Educação libertadora com foco na aprendizagem curricular, social e emocional. Atualmente a forma de trabalho desenvolvida pelos professores da escola abordada na pesquisa vem respaldando a abordagem pedagógica de Paulo Freire. O “Lúdico” tem sua origem no latim ludus, cujo significado é associado a brincadeira, jogo, divertimento. O lúdico como método pedagógico prioriza a liberdade de expressão e criação. Por meio dessa ferramenta, a criança aprende de uma forma menos rígida, mais tranquila e prazerosa, possibilitando o alcance dos mais diversos níveis do desenvolvimento. Cabe assim, uma estimulação por parte do adulto/professor para a criação de ambiente que favoreça a propagação do desenvolvimento infantil, por intermédio da ludicidade (RIBEIRO 2013, p.1). É necessário ressaltar a importância da valorização aos anos iniciais ajudando no desenvolvimento infantil. Pedagogicamente o lúdico possui liberdade de trabalhar a expressão e a comunicação dos alunos, pois é uma metodologia menos rígida por isto mais prazerosa para se aprender. Através desse método a criança desenvolve sua capacidade de explorar, refletir e imaginar os conteúdos e adquirir conhecimento necessário para uma aprendizagem significativa. As atividades lúdicas são: a essência da infância assim proporciona a interação social, a criatividade e a imaginação da criança contribuindo no processo de ensino aprendizagem.