Diferentes recursos são constantemente utilizados para proporcionar a construção do conhecimento. Dessa forma, a confecção e utilização de recursos didáticos têm se apresentado como instrumentos que auxiliam o processo de aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi avaliar a produção e uso de lapbooks para disseminação de conteúdos de biotecnologia no ensino médio. Os procedimentos metodológicos consistiram na divisão de uma turma de 40 estudantes, formando oito grupos compostos por cinco participantes cada. Os temas para a produção e apresentação dos lapbooks ocorreram por meio de sorteio, e os estudantes tinham que cumprir critérios estabelecidos pela professora. Durante os seminários foram observados na exposição oral, critérios como: uso adequado do tempo, comunicabilidade e compostura; nos lapbooks: criatividade, atratividade e qualidade do material. Estes foram avaliados à medida que cada grupo apresentava. Ao final, os estudantes responderam um questionário voltado aos conteúdos e lapbooks. Os resultados demonstraram que o recurso é um meio alternativo, interativo, que estimula a criatividade, a capacidade de síntese e a aprendizagem do estudante, pois a confecção necessita de uma certa ordem de compreensão do conteúdo, assim como, a disseminação pode ser mais acessível e dinâmica para aprender. O questionário aplicado apontou que alguns estudantes sentiram um pouco de dificuldade na produção por não se acharem criativos, mas os que conseguiram produzir, indicam que facilitou o processo de aprendizagem e trouxe novas formas de apresentar seminários de forma interativa e engajada, apontando que nem sempre se necessita de tecnologias digitais, pois alguns não têm recursos como smartphone ou notebook.