Este escrito investiga a organização dos conteúdos de Matemática presentes em duas coleções didáticas para o 1º grau. A primeira coletânea, de Lamparelli, et al, intitulada Matemática para o 1º grau (5ª a 8ª séries) e a segunda, de Lamparelli e Mansutti, uma coletânea intitulada Matemática Ensino do 1º grau (1ª a 4ª séries). Portanto, trata-se de uma pesquisa em perspectiva histórica, sob a óptica dos estudos do historiador André Chervel (1990), Alain Choppin (2004), Roger Chartier (1990), dentre outros. Percebeu-se, pela determinação da Lei da reforma curricular (5.692/71), foi necessária uma nova organização do currículo de oito anos com vista em livros didáticos. Na época, foi elaborada uma coleção de livros didáticos de Matemática para as Séries Finais e, só depois, para as Séries Iniciais. Mais especificamente, interessa-nos saber: como os conteúdos de Matemática foram organizados nos livros didáticos das Séries Finais para continuidade do ensino das Séries Iniciais do 1º grau? Tal questão norteia este texto com ênfase em resultados que indicam uma tendência organizacional curricular da matemática nos livros didáticos, buscando, indicar os programas curriculares para compreender o ensino priorizado na escola de oito anos com base na nova lei de reformulação dos currículos na época em vigor. O uso do livro didático àquela época foi considerado como referência para o ensino e para a formação de professores, além, de um ferramental de trabalho e estudo para professores e alunos do Ensino de 1º grau.