LER, CURTIR, COMPARTILHAR, PUBLICAR: UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA DO GÊNERO CRÔNICA POR MEIO DE TUÍTES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110953 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2931 "inscrito_id" => 10170 "titulo" => "LER, CURTIR, COMPARTILHAR, PUBLICAR: UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA DO GÊNERO CRÔNICA POR MEIO DE TUÍTES" "resumo" => "Voltada para o 9º ano do Ensino Fundamental, esta proposta tem como objetivo promover a leitura e produção do gênero crônica na rede social de textos X (Twitter), a partir das publicações do perfil @tantotupiassu, do escritor Fernando Gurjão Sampaio. Considerada um serviço de microblog, esta rede é um espaço de compartilhamento de pensamentos, vivências e opiniões. Dentre tantos gêneros ali produzidos, como tirinhas e causos, surgem também as crônicas, consideradas manifestações literárias da vida cotidiana, que tratam de temas comuns de forma breve e multifacetada. Materializadas em diversos suportes, tornam-se também digitais numa contemporaneidade marcada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s), que têm modificado os nossos modos de (vi)ver o mundo (Lévy, 1999). Propomos a aproximação entre a escola e os gêneros literários de alta circulação na cultura digital, buscando o incentivo à leitura literária a partir de uma metodologia ativa (Bacich e Moran, 2018), dialógica e problematizadora (Freire, 2005), em confluência com a cultura digital (Lemos, 2023), intrínseca ao cotidiano dos estudantes conectados, em uma aproximação dos ciberespaços com a sala de aula (Sibilia, 2012). Esta proposta também possibilita novas leituras para aqueles que ainda não têm acesso a essas tecnologias, com vistas à criação de possibilidades de existência para os discentes sujeito-cidadãos na web 2.0, já que ao tratar do uso de tecnologias na sala de aula é indispensável ter uma postura crítica em relação às políticas educacionais neoliberais e investimentos na educação básica, tornando possível a realização de propostas como esta em todo o território nacional. Para isso, nos baseamos ainda em Candido (2003), Castell (2007), Azevedo et. al. (2018), Kirchof (2016), Martinho (2020), Couto (2019) e Bajour (2012) a fim de apresentar um projeto didático para a leitura e produção do gênero crônica literária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10170_TB2931_08042024185535.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA ELLEN PENNA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "mapennaf@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110953 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2931 "inscrito_id" => 10170 "titulo" => "LER, CURTIR, COMPARTILHAR, PUBLICAR: UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA DO GÊNERO CRÔNICA POR MEIO DE TUÍTES" "resumo" => "Voltada para o 9º ano do Ensino Fundamental, esta proposta tem como objetivo promover a leitura e produção do gênero crônica na rede social de textos X (Twitter), a partir das publicações do perfil @tantotupiassu, do escritor Fernando Gurjão Sampaio. Considerada um serviço de microblog, esta rede é um espaço de compartilhamento de pensamentos, vivências e opiniões. Dentre tantos gêneros ali produzidos, como tirinhas e causos, surgem também as crônicas, consideradas manifestações literárias da vida cotidiana, que tratam de temas comuns de forma breve e multifacetada. Materializadas em diversos suportes, tornam-se também digitais numa contemporaneidade marcada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s), que têm modificado os nossos modos de (vi)ver o mundo (Lévy, 1999). Propomos a aproximação entre a escola e os gêneros literários de alta circulação na cultura digital, buscando o incentivo à leitura literária a partir de uma metodologia ativa (Bacich e Moran, 2018), dialógica e problematizadora (Freire, 2005), em confluência com a cultura digital (Lemos, 2023), intrínseca ao cotidiano dos estudantes conectados, em uma aproximação dos ciberespaços com a sala de aula (Sibilia, 2012). Esta proposta também possibilita novas leituras para aqueles que ainda não têm acesso a essas tecnologias, com vistas à criação de possibilidades de existência para os discentes sujeito-cidadãos na web 2.0, já que ao tratar do uso de tecnologias na sala de aula é indispensável ter uma postura crítica em relação às políticas educacionais neoliberais e investimentos na educação básica, tornando possível a realização de propostas como esta em todo o território nacional. Para isso, nos baseamos ainda em Candido (2003), Castell (2007), Azevedo et. al. (2018), Kirchof (2016), Martinho (2020), Couto (2019) e Bajour (2012) a fim de apresentar um projeto didático para a leitura e produção do gênero crônica literária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10170_TB2931_08042024185535.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA ELLEN PENNA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "mapennaf@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }