Voltada para o 9º ano do Ensino Fundamental, esta proposta tem como objetivo promover a leitura e produção do gênero crônica na rede social de textos X (Twitter), a partir das publicações do perfil @tantotupiassu, do escritor Fernando Gurjão Sampaio. Considerada um serviço de microblog, esta rede é um espaço de compartilhamento de pensamentos, vivências e opiniões. Dentre tantos gêneros ali produzidos, como tirinhas e causos, surgem também as crônicas, consideradas manifestações literárias da vida cotidiana, que tratam de temas comuns de forma breve e multifacetada. Materializadas em diversos suportes, tornam-se também digitais numa contemporaneidade marcada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s), que têm modificado os nossos modos de (vi)ver o mundo (Lévy, 1999). Propomos a aproximação entre a escola e os gêneros literários de alta circulação na cultura digital, buscando o incentivo à leitura literária a partir de uma metodologia ativa (Bacich e Moran, 2018), dialógica e problematizadora (Freire, 2005), em confluência com a cultura digital (Lemos, 2023), intrínseca ao cotidiano dos estudantes conectados, em uma aproximação dos ciberespaços com a sala de aula (Sibilia, 2012). Esta proposta também possibilita novas leituras para aqueles que ainda não têm acesso a essas tecnologias, com vistas à criação de possibilidades de existência para os discentes sujeito-cidadãos na web 2.0, já que ao tratar do uso de tecnologias na sala de aula é indispensável ter uma postura crítica em relação às políticas educacionais neoliberais e investimentos na educação básica, tornando possível a realização de propostas como esta em todo o território nacional. Para isso, nos baseamos ainda em Candido (2003), Castell (2007), Azevedo et. al. (2018), Kirchof (2016), Martinho (2020), Couto (2019) e Bajour (2012) a fim de apresentar um projeto didático para a leitura e produção do gênero crônica literária.