A educação científica é fundamental para interligar o conhecimento da complexidade dos fenômenos naturais com as suas relações em sociedade. A falta de um ensino de ciências que evidencie uma relação direta com a formação analítica e crítica, ressalta na sociedade a ausência do senso crítico. O estímulo à criticidade é fundamental para que o indivíduo desenvolva a capacidade de analisar e argumentar as informações de forma consciente e reflexiva. O professor de ciências institui um papel essencial para mediar o pensar sob amplas perspectivas, produzindo questionamentos e gerando reflexões aos seus estudantes. Isto posto, observa-se fundamentalmente que a educação em ciências estimula aos indivíduos a capacidade de compreender, questionar e argumentar a percepção de sua própria existência e aos fenômenos naturais. A fragilização do ensino científico interfere na aprendizagem da comunidade escolar e em consequência disso, como produto da precarização, intensifica a falta de compreensão científica. Dessa forma, este estudo tem como objetivo refletir e discutir sobre a importância do letramento científico para alunos da educação básica e a sua importância na construção cidadã. A base de reflexão parte de uma pesquisa qualiquantitativa aplicada para alunos do ensino médio da rede estadual de Sobral, no Estado do Ceará. A discussão desses resultados expõe uma ampla discussão na precarização do ensino de ciências e biologia, e seus resultados negativos na formação científica de toda uma sociedade.