A presente pesquisa buscou compreender como tem se dado a relação entre a família e escola no processo de ensino e aprendizagem. O estudo surgiu diante da observação da ausência da família no acompanhamento escolar, desde reuniões de pais até as festividades referente às datas comemorativas. Desse modo, tem-se como objetivo, analisar como essa relação de ambos impacta diretamente no desenvolvimento escolar do aluno e assim identificar os fatores tanto positivos quanto negativos que são gerados na vida estudantil do indivíduo. Para esta pesquisa, adotou-se o método bibliográfico por meio de livros, revistas, periódicos, e artigos, tendo como referencial teórico Maarten Simons e Jan Maaschelein (2017), além de fundamentar nos documentos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) e o Estatuto da criança e do adolescente (ECA). Nesse sentido, após os estudos de tais teóricos busca-se responder a seguinte problemática, enfatizando a importância do papel do professor nesse processo pedagógico, identificando os motivos pelo quais levam os pais a terem essas ausências e assim dando o suporte necessário para garantir o bem-estar dos alunos, auxiliando e tomando as providências necessárias. É de extrema importância que ocorra essa parceria entre a família e a escola para assim manter um ambiente tranquilo e saudável para que assim o aluno possa ter um melhor desempenho escola.